Jacareí receberá, até o dia 3 de dezembro, o Caminhão da Boa Energia, laboratório itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP. Mais de 4.400 alunos de nove escolas municipais serão beneficiados pelo projeto da distribuidora de energia do Vale do Paraíba, que leva conceitos sobre eficiência energética de forma lúdica e divertida.
Desde o início de 2024, alunos de mais de 110 escolas de toda a área de concessão no Estado de São Paulo já passaram pelo laboratório itinerante da EDP. Os experimentos interativos do caminhão da Boa Energia possibilitam que os alunos aprendam, na prática, como podem preservar o meio ambiente e garantir uma maior eficiência energética em suas residências e na comunidade em geral.
O projeto da distribuidora de energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e mantém um alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial os de números 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
Confira abaixo as instituições contempladas:
- 19/11 – EMEF Profa. Cláudia Maria Gaspar Queiroz do Prado
- 21/11 – EMEF Profa. Beatriz Junqueira da Silveira Santos
- 22/11 – EMEF Profa. Beatriz Junqueira da Silveira Santos
- 25/11 – EMEF Conceição Aparecida Magalhães Silva
- 26/11 – EMEF Conceição Aparecida Magalhães Silva
- 27/11 – EMEF Profa. Adélia Monteiro
- 28/11 – CEI André Franco Montoro
- 29/11 – EMEF Profa. Ricardina dos Santos Moraes
- 02/12 – EMEIF Profa. Adélia Pereira Braz Rossi
- 03/12 – EMEIF Presbítero Mábito Shoji
- 03/12 – EMEF Profa. Maria Thereza Ganassali de Oliveira
Saiba mais a respeito das atividades que o caminhão-laboratório oferece:
– Painéis Interativos de Eletrodomésticos – quatro painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.
– Painéis Interativos de Equivalências – três painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para mostrar o quanto consomem os principais equipamentos de casa ao longo do mês.
– Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;
– Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;
– Bicicleta Geradora de Energia – ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;
– Anel Saltador – o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.
– Arco Voltaico / Chispa – um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.
– Pilha Humana – quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.
– Comparativo entre Lâmpadas – o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.
– Sistema de Geração Fotovoltaica – placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.
Sobre a EDP South America
O grupo EDP atua em 30 mercados e está presente em quatro regiões, América do Norte, Ásia-Pacífico, Europa e América do Sul. Na América do Sul, atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, bem como no desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e de hidrogênio verde, com ativos no valor de R$ 41 bilhões, o que a torna a segunda maior operação do grupo. A empresa tem mais de 12.000 funcionários diretos e terceirizados. No Brasil, a EDP também oferece soluções energéticas voltadas para o mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Seu negócio de Distribuição atende a cerca de 3,8 milhões de clientes no estado de São Paulo e no estado do Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP foi reconhecida mais uma vez como a empresa de energia elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no Índice de Igualdade de Gênero da Bloomberg. Nos mercados da Europa e da América do Sul – Brasil, Chile e Colômbia – a EDP ganhou o prêmio Top Employer 2024, além de ter sido eleita a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico por quatro anos consecutivos.
Crédito da imagem: Divulgação/ EDP