Caminhão da Boa Energia nas Escolas da EDP passa por Guaratinguetá em maio
Mais de 5 mil alunos, de 15 escolas da rede pública de Guaratinguetá serão beneficiados, em maio, pela passagem do caminhão-laboratório do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte.
A grade educativa prevê a disponibilização de conceitos sobre a utilização segura e eficiente da eletricidade de forma lúdica e divertida aos estudantes do município. As atividades começaram esta semana e seguem até o dia 26 de maio.
No caminhão-laboratório, os alunos podem vivenciar uma série de experimentos, aprendendo, na prática, temas como a preservação dos recursos naturais, a história da energia, os tipos de geração de energia, segurança com pipas e rede elétrica, além de dicas para usar equipamentos elétricos dentro de casa com maior eficiência.
Após a visita, os participantes recebem o gibi “Uma história arrepiante…” no formato de história em quadrinhos, onde é abordado, de forma lúdica, como combater o desperdício de energia elétrica nas residências.
Para que os conteúdos sejam trabalhados de forma ampla, os educadores da rede municipal de ensino passaram por um curso de formação, além de receberem orientações e materiais de apoio sobre como abordar os assuntos no ambiente escolar.
O projeto, que faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da empresa, utiliza a metodologia PROCEL Educação e é regulado pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Desde o início deste ano, cerca de 18 mil alunos de 56 escolas públicas de oito municípios do Vale do Paraíba já foram beneficiados pelo projeto.
Saiba mais a respeito das atividades que o caminhão-laboratório oferece
– Painéis Interativos de Eletrodomésticos – quatro painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.
– Painéis Interativos de Equivalências – três painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para mostrar quanto consumem principais equipamentos ao longo do mês.
– Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;
– Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;
– Bicicleta Geradora de Energia – ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;
– Anel Saltador – o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.
– Arco Voltaico / Chispa – um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.
– Pilha Humana – quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.
– Comparativo entre Lâmpadas – o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.
– Sistema de Geração Fotovoltaica – placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.
Confira abaixo a relação de escolas beneficiadas pelo projeto em Guaratinguetá:
EMEIEF Prof Antonio da Cruz Payão
EMEF Profa Luzia de Castro Mittidieri
EMEIEF Profa Zezé Figueiredo
EMEF Prof Virgílio Rosas da Sliva
EMEIEF Profa Maria Aparecida Broca Meirelles
EMEIEF Profa Francisca Almeida Caloi
EMEF Dr. Guilherme Eugênio Filippo Fernandes
EMEIEF Fernando Alencar Pinto
EMEF Profa Ana Fausta de Moraes
EMEIEF Prof José Benedito Averaldo Galhardo
EMEIEF Prof João Mendes Filho
EMEFI Profa Elvira Maria Giannico
EMEF Profa Heloisa Helena Rodrigues Alves Sanches
EMEIEF Profa Maria Carmelita de Moraes
EMEIEF Prof André Freire (Escola Rural)