Guaratinguetá recebe nova iluminação pública
A EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba e Litoral Norte, está investindo R$2,7 milhões na modernização do parque de Iluminação Pública em Guaratinguetá. Apostando em eficiência energética, estão sendo substituídas 3.300 lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, que são mais eficientes, duráveis e econômicas.
O trabalho, realizado em parceria com a Prefeitura de Guaratinguetá, começou a ser feito em novembro e deve ser concluído até o final deste mês.
A iniciativa traz benefícios para a população, pois a tecnologia LED proporciona mais conforto visual e nitidez, ampliando assim a segurança de forma geral. As lâmpadas LED também resultam em maior eficiência na redução dos custos de manutenção, uma vez que a durabilidade da lâmpada é superior ao sistema que estava sendo utilizado. O novo modelo também gera menor impacto ambiental por não conter mercúrio e outros componentes em sua composição.
Com o projeto será possível reduzir o consumo de energia da administração municipal referente à iluminação pública em cerca de 990 MWh/ano. Esse volume equivale ao consumo médio anual de aproximadamente 412 residências, considerando o consumo médio de 200 kWh/mês.
“Beneficiar a população da área de concessão por meio dos programas de eficiência energética e tornar a iluminação pública das cidades mais limpa é o nosso propósito. Contribuímos diretamente para a utilização segura e racional da energia elétrica, e, consequentemente, para a redução de gastos com energia e um melhor uso dos recursos naturais”, afirma o gestor operacional de Eficiência Energética, Leandro Cardoso.
Eficiência Energética
Durante todo o ano a EDP trabalha para difundir ações de economia de energia com práticas que vão desde a distribuição gratuitas de lâmpadas de led, o custeio de projetos de eficiência energética até a busca efetiva por famílias que estejam aptas a entrar no Cadastro Social e assim, serem inseridas na Tarifa Social de Energia Elétrica para pagarem menos pelo serviço. Neste ano a EDP substituiu 135 mil lâmpadas e cadastrou quase 1.200 novas famílias na Tarifa Social em toda área de concessão. Foram investidos outros R$2,3 milhões em projetos de Eficiência Energética, o que geraram uma economia de 2.600MWh/ano – quantidade suficiente para abastecer o consumo de 1.090 famílias por um ano.