Magô Pool lança “Bicho Selvagem”, seu primeiro livro de quadrinhos

Magô Pool lança “Bicho Selvagem”, seu primeiro livro de quadrinhos

A notícia em um jornal local sobre um bicho selvagem solto em um condomínio de Jacareí serviu de estopim criativo para que a cartunista Magô Pool mergulhasse na aventura de fazer seu primeiro livro de quadrinhos. “Bicho Selvagem” será lançado em São José dos Campos neste sábado (10), às 18h, no espaço Ilha Fantasma, em São José dos Campos. A obra foi feita de forma independente e contou com a ajuda de financiamento coletivo.

Nas 120 páginas, Magô Pool mergulha em um condomínio que mostra um retrato sociocomportamental bastante atual, reunindo personagens que estão muito próximos do nosso cotidiano e que poderiam ser nossos vizinhos.

A inspiração narrativa vem do celebrado “Ensaio sobre a Cegueira”, do escritor português José Saramago, um dos livros preferidos da artista, além do também celebrado “Bacurau”, longa metragem dos diretores Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles .

“Minha ideia inicial era fazer algo autobiográfico, que trouxesse minha filosofia de vida e as coisas que penso sobre o mundo. Mas essa notícia me chamou a atenção porque o condomínio inteiro estava mobilizado em torno do assunto, e isso começou a me dar a ideia de como isso mexia com as pessoas a ponto de elas mostrarem seus próprios lados selvagens”, conta a autora.

Um gatilho para que o trabalho saísse do campo criativo e ganhasse seu primeiro roteiro foi a aprovação da sua participação da CCXP, maior evento do setor de quadrinhos, séries e mundo geek da América Latina.

“Precisava levar algo novo para lá, algo que eu nunca tivesse feito. A ideia de fazer um quadrinho já era um desejo meu antigo, desde a época que eu comecei a fazer tiras, lá em 2005. Mas acontece que nessa época o mercado editorial era bem fechado e a internet ainda engatinhava. Daí só agora eu consegui ter uma situação econômica favorável que possibilitou trabalhar três meses nesse projeto pessoal”, diz.

“Bicho Selvagem” ganhou seu lançamento oficial na CCXP no dia 1º de dezembro, e agora ganha um evento exclusivo em São José dos Campos, cidade natal da autora. “A estreia na CCXP foi uma realização profissional e pessoal, uma oportunidade de estar cercada de artistas talentosos e ser reconhecida. A receptividade do público com o quadrinho tem sido incrível, as críticas estão sendo bacanas e eu não poderia ter começado melhor”, comemora a autora.

 

Serviço
O que: Lançamento do livro “Bicho Selvagem”
Onde: Ilha Fantasma, Rua Álvares de Azevedo, 20, Vila Betânia
Quando: Dia 10 de dezembro, às 18h