Início do ano é período vantajoso para recolocação no mercado de trabalho

Início do ano é período vantajoso para recolocação no mercado de trabalho

Reconquistar espaço no mercado de trabalho pode ser mais fácil nos três primeiros meses do ano. Segundo o coordenador do curso de Gestão em Recursos Humanos da Faculdade Anhanguera de Jacareí, professor Diogo Rosa da Silva, esse período é marcado pela busca de empresas que estão atrás de talentos para atingir objetivos específicos, como novas metas e resultados anuais.

Female hands shaking at group meeting making partnership deal, businesswoman welcoming new partner with handshake as concept of collaboration gratitude respect, women power in business, close up view

“É importante estar preparado para oportunidades que podem surgir com o início de 2022, muitas vagas são ocupadas no primeiro trimestre e profissionais que estão parados, mas possuem experiência, podem aproveitar o momento para recolocação no mercado”, afirma o docente. Que complementa: “Umas das áreas mais aquecidas nesta época é a de Ciências Contábeis, quando acontece a entrega de diversas obrigações acessórias das empresas e a proximidade da declaração de imposto de renda de pessoas físicas, abrindo muitas posições efetivas e, também, estágios.”

“Não existe fórmula mágica para se destacar em processos de seleção, mas algumas dicas simples podem ter efeito promissor na disputa por uma vaga”, acredita.

O professor selecionou cinco pontos a serem levados em consideração antes de pleitear um novo emprego:

Fique online!

Na era digital, a tecnologia deve estar aliada aos potenciais do candidato e, por isso, é preciso que haja o cadastro nos principais sites com vagas disponíveis, participar de grupos e de comunidades relacionados ao métier e atualizar as redes sociais de perfil profissional. “Principalmente com a pandemia e o distanciamento social, o espaço virtual deve ser utilizado como cartão de visitas para quem quer voltar a trabalhar”, afirma o Prof. Diogo Rosa.

Leia notícias!

As discussões que fazem parte de entrevistas de seleção abordam assuntos da atualidade e a melhor forma de manter-se informado é com a leitura dos principais veículos de comunicação. “É importante que haja uma rotina e organização para ler jornais e portais, pelo menos quatro dias por semana, para ficar por dentro do que está acontecendo”, recomenda o especialista.

Prepare o currículo!

“As informações profissionais devem estar expostas de maneira a valorizar sua trajetória”, pontua o coordenador. “O ideal é apresentar dados pessoais de forma sucinta e reservar espaço para descrever a evolução do candidato em trabalho e educação”, completa.

Valorize contatos!

Um bom networking pode potencializar a carreira e auxiliar no retorno ao mercado de trabalho. “Não se trata de bajulação, que tem o efeito contrário, mas é necessário estabelecer uma conexão com outras pessoas e criar uma rede de contatos”, reflete o docente. “Devemos lembrar que uma indicação pode ser a primeira etapa de um processo de contratação”, completa.

Seja confiante!

A autoestima vale como uma maneira de conquistar a atenção de recrutadores. “Apostar na verdade e acreditar no seu potencial, no aspecto profissional e pessoal, é um caminho para valorizar a sua reputação e esse traço é bem recebido por empresas. O candidato deve destacar as suas habilidades e sonhos com humildade e confiança”, afirma.