Ancar Ivanhoe, rede administradora do CenterVale Shopping aposta em inclusão digital
A partir de 21/09, Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência, a Ancar Ivanhoe, rede que administra o CenterVale Shopping, vai tornar as plataformas digitais de 22 shoppings do grupo ainda mais acessíveis e será a primeira administradora a adotar sistemas de tradução em Libras e audiodescrição em seus sites, bem como o uso da hashtag #PraTodosVerem nas redes sociais dos empreendimentos da companhia.
O intuito é tornar atividades simples, como checar qual filme está passando no cinema, obter informações sobre lojas, restaurantes ou ainda saber como chegar ao shopping mais fácil para pessoas com deficiência. Hoje, segundo a OMS, cerca de 10 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva e mais de 3,6% da população do país tem alguma deficiência visual, de acordo com o censo de 2020 do Ministério da Saúde.
“O que poucos sabem é que cerca de 80% dos surdos do mundo não compreendem as línguas faladas e dependem da linguagem de sinais para se comunicar. Num contexto de pandemia em que o mundo vive uma profunda transformação, entendemos que nossos shoppings precisam ir além e promover inclusão digital”, afirma Marcus Sanabria, gerente de Marketing Regional da Ancar Ivanhoe.
Mais do que uma transformação digital, a iniciativa faz parte de um movimento maior da Ancar Ivanhoe. A empresa, desde junho de 2021, possui um Comitê de Diversidade & Inclusão composto por colaboradores voluntários que pretendem, em parceria com a consultoria Parangolé do Saber, revisar políticas, rever processos e promover um ambiente de trabalho mais inclusivo.
Hugo e Maya
Ao todo, 23 sites do grupo, incluindo o da Ancar Ivanhoe, terão o plugin de acessibilidade idealizado pela Hand Talk. A ferramenta traduz todo o conteúdo dos sites na Língua Brasileira de Sinais (Libras) por meio de carismáticos tradutores virtuais, o Hugo ou a Maya. O Hand Talk é uma plataforma que converte em tempo real conteúdos do português para libras, seja ele digitado, falado ou até fotografado. Dois simpáticos personagens animados, Hugo e Maya, auxiliam a acessibilidade por meio do tradutor para sites e também um aplicativo. Com apenas alguns cliques e com livre acesso para o público, o Hand Talk agrega um serviço completo e inovador, agindo em prol da acessibilidade e promovendo a comunicação sem fronteiras.
#PraTodosVerem
As redes sociais dos shoppings também vão passar por uma reformulação e utilizarão a hashtag #PraTodosVerem. A hashtag tem função educativa e inclusiva. Criada para que os usuários se dessem conta de que pessoas com deficiência estão nas redes sociais, é muito bem usada para descrever imagens em plataformas que não dispõem do recurso de texto alternativo.
As iniciativas vão abranger os shoppings Eldorado, Metrô Itaquera e Pátio Paulista, em São Paulo; Golden Square, em São Bernardo do Campo; Parque das Bandeiras, em Campinas; Botafogo Praia Shopping, Boulevard, Madureira, Rio Design Barra, Leblon e Nova América, no Rio de Janeiro; Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense; North Shopping Fortaleza, Jóquei, Maracanaú e Via Sul, no Ceará; além de estabelecimentos em Brasília, Cuiabá, Porto Alegre e Natal.
Confira a lista completa de shoppings envolvidos no movimento de inclusão digital:
PARQUE DAS BANDEIRAS SHOPPING (Maya)
CENTERVALE SHOPPING (Maya)
SHOPPING ELDORADO (Maya)
GOLDEN SQUARE SHOPPING CENTER (Maya)
SHOPPING METRÔ ITAQUERA (Maya)
SHOPPING PÁTIO PAULISTA (Hugo)
PANTANAL SHOPPING (Maya)
SHOPPING CONJUNTO NACIONAL (Maya)
PORTO VELHO SHOPPING (Maya)
SHOPPING BOULEVARD (Maya)
BOTAFOGO PRAIA SHOPPING (Maya)
RIO DESIGN BARRA (Maya)
RIO DESIGN LEBLON (Maya)
SHOPPING NOVA AMÉRICA (Maya)
SHOPPING NOVA IGUAÇU (Maya)
MADUREIRA SHOPPING (Maya)
SHOPPING IGUATEMI PORTO ALEGRE (Maya)
NATAL SHOPPING (Maya)
NORTH SHOPPING FORTALEZA (Maya)
NORTH SHOPPING JÓQUEI (Maya)
NORTH SHOPPING MARACANAÚ (Maya)
VIA SUL SHOPPING (Maya)
Visite nosso site www.ancarivanhoe.com.br