Instituto dá bolsas de estudo integral a alunos com alto potencial acadêmico e baixas condições socioeconômicas

Instituto dá bolsas de estudo integral a alunos com alto potencial acadêmico e baixas condições socioeconômicas

O programa Somos Futuro, do Instituto SOMOS, braço social da SOMOS Educação, está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsas integrais até o dia 19 de setembro para alunos de escolas públicas que estejam no 9º ano do Ensino Fundamental II.

Na região do Vale do Paraíba há seis escolas participantes. Em São José dos Campos participam o Anglo SJC e o Colégio Nova Geração; em Jacareí são os colégios Anglo Jacareí e o Rezende Educacional. Já em Taubaté o processo seletivo será para os colégios Max e Anglo Taubaté.

Todos os anos o acesso à educação de qualidade ajuda a abrir portas para um futuro melhor a milhares de estudantes em todo o País. Com base nesse propósito, a Cogna – uma das maiores organizações educacionais do mundo – oferece essas bolsas de estudo integrais a estudantes com alto potencial acadêmico e baixas condições socioeconômicas, desde 2017, por meio do Somos Futuro, programa do Instituto SOMOS, braço social da SOMOS Educação.

Nesta edição serão disponibilizadas 292 bolsas de estudo para os três anos do Ensino Médio, em uma das 110 escolas parceiras da SOMOS Educação adeptas ao programa, distribuídas por 84 cidades de 14 estados. Um dos requisitos para concorrer a uma vaga é ter renda familiar per capita de até dois salários-mínimos.

“Sabemos que cursar um bom Ensino Médio abre portas não somente para a graduação, mas para a escolha e o desenvolvimento da carreira. É por isso que apoiamos estudantes de várias regiões do Brasil por meio do Somos Futuro. Ao contribuir para o acesso à educação de qualidade, criamos oportunidades e ampliamos possibilidades de que, no futuro, esses jovens ascendam ainda mais”, ressalta Mario Ghio, presidente do Instituto Somos.

Nos últimos cinco anos, a iniciativa já beneficiou mais de 500 pessoas. A estudante Valéria Gomes Cardoso é um exemplo de como a iniciativa tem mudado a vida desses jovens. Ela participou do primeiro ciclo do programa Somos Futuro, em 2018, e, no início desse ano, foi aprovada em Fonoaudiologia na USP.

“O programa mudou a minha vida por completo. Quando consegui entrar na universidade foi muito emocionante, porque sou a primeira pessoa da minha família a entrar em uma instituição pública. Estou muito honrada por essa conquista, é um sentimento inexplicável”, destaca.

Os interessados em participar podem acessar o site para preencher a ficha de inscrição, o questionário socioeconômico e enviar dois vídeos – um que fale sobre sua história (do candidato) e outro sobre como a família irá apoiá-lo na jornada de aprendizagem. O processo de seleção compreende quatro etapas eliminatórias: análise socioeconômica; avaliação acadêmica online; entrevista online com voluntários do Instituto; entrevista com alunos e responsável(is) pela escola selecionada.

Os candidatos aprovados em todas as etapas iniciarão o ano acadêmico de 2022 em uma das escolas parceiras do programa, com isenção de 100% das mensalidades e materiais didáticos. A vigência da bolsa abrange os três anos do ensino médio.

Programa de mentoria

Além de fornecer materiais didáticos e complementares, a iniciativa conta com programa de mentoria formado por voluntários, todos colaboradores de diferentes áreas da Cogna. Mais de 790 já participaram do programa, totalizando mais de 6.400 horas de voluntariado.

Neste ano, 183 voluntários estão orientando alunos do 1º e do 3º ano do Ensino Médio, ajudando-os a desenvolver habilidades socioemocionais e a planejar o futuro e a carreira. “Acredito em uma sociedade colaborativa e empática. Creio que a educação transforma vidas, como transformou a minha. Então, quando um programa como o Somos Futuro aparece oferecendo o amparo de um mentoria a esses jovens, eu não poderia ficar de fora”, diz Francisco Odivaldo Teixeira Jr, gerente de soluções educacionais da SOMOS Educação.

“Buscando ajudar meu mentorado a se autoconhecer, eu mesmo consegui trabalhar alguns aspectos do meu autoconhecimento, o que me proporcionou grande equilíbrio emocional para enfrentar a pandemia, além de contribuir bastante para a minha atuação como líder. Me surpreendi muito com o quanto eu e ele aprendemos juntos”, completa.

Para a também mentora Danielly N. A. Noé, que trabalha como gerente acadêmica da Kroton, a experiência se revelou surpreendente: “Essa foi a minha primeira vez como mentora e tive muitas surpresas ao longo do caminho. Foi uma grande alegria ter tido a oportunidade de acompanhar a evolução do meu mentorado ao longo das sessões. À medida que a mentoria evoluía, estabelecemos uma relação muito forte de empatia e confiança”, ressalta.

 

Serviço

Programa Somos Futuro 2022
Inscrições: até 19/09
Requisitos: estudantes do 9º ano matriculados em escolas da rede pública
Mais informações: https://www.institutosomos.org/

Compre para os seus jogos favoritos

Compra 100% segura
Powered by