Mais de 1.300 fotos são produzidas por alunos de escolas públicas em oficinas de fotografia do projeto FotoItinerante
O projeto FotoItinerante, apresentado pelo Ministério da Cidadania e Instituto CCR, no trecho da Concessionária CCR NovaDutra, contou com a produção de 1.310 fotos por alunos de escolas públicas de Arujá (SP), Santa Isabel (SP), Guaratinguetá (SP), Pinheiral (RJ) e São João de Meriti (RJ). Ao todo, oito instituições, incluindo estudantes e educadores do ensino fundamental II, participaram do projeto, sendo 175 alunos e 32 professores.
As escolas receberam desafios pedagógicos em uma plataforma digital inteiramente adaptada à nova realidade de ensino remoto do Brasil, pensada para incentivar a cooperação e trabalho e equipe nos alunos, que produziram os ensaios fotográficos com uma programação online baseada em relatório de Desenvolvimento Sustável da ONU (Organização das Nações Unidas).
Adaptado para o formato EAD por conta da pandemia, os alunos recebem todo o conteúdo das atividades em uma plataforma online, onde poderão aprender técnicas de luz e enquadramento e conhecer a história de fotografia. Entre as temáticas, os estudantes desenvolveram as fotografias pensando no meio ambiente e na autorresponsabilidade sobre o futuro, com atividades educativas.
“Com o FotoItinerante, conseguimos estimular novos olhares para os alunos e professores, sempre focados no meio ambiente e nas metas da ONU. Além disso, os participantes realizaram todas as atividades de forma virtual e desenvolvendo o senso de criticidade e o trabalho de cooperação com os demais colegas de sala de aula”, avalia Jair Xavier, Gerente de Relações Institucionais na CCR NovaDutra.
Próxima etapa
Nos próximos meses, as fotografias registradas serão transformadas em pequenas exposições. Um caminhão do projeto, adaptado com tecnologias de fotografia e de impressão, levará os ensaios até as escolas dos participantes de forma itinerante. Dessa forma, os participantes poderão compartilhar olhares e dividir reflexões sobre os temas apresentados.