POVO EM PÉ . Lígia Kamada

POVO EM PÉ . Lígia Kamada

Desde as montanhas da Serra da Mantiqueira, durante o isolamento social, Li Kamada deu início as criações musicais buscando inspiração e parcerias com quem estava ao lado, ou seja, com as árvores, a natureza e as poetas Clara Baccarin, Piera Schnaider e o poeta arrudA.

Daí o nome do projeto. As árvores são chamadas de “povo em pé” e são consideradas por diversas tribos dos povos originários das américas como irmãs e irmãos, quem mantém a conexão com a vida, o céu e a terra. Li decide tirar uma carta de tarô do Caminho Sagrado para o projeto que começa a surgir e o nome se confirma, a carta tirada é “povo em pé”.

Com o passar dos dias e meses de pandemia o povo em pé se faz ainda mais presente durante as criações ao ar livre. Enquanto no mundo todo se necessitam respiradores, a sensação de abundância, oxigênio e vida emanam na Mantiqueira.

Com um pedal de loop, guitarra, conga, synth e a voz, Li Kamada vai criando camadas sonoras vocais e instrumentais em harmonia com o entorno e com a paisagem. Canto em camadas, não somente pelo nome, mas sendo já uma característica que se repete em vários trabalhos da cantora, onde explora os vocais e vocalizes em uma língua re-inventada.

O projeto se torna um álbum visual com 8 episódios, gravados e filmados ao vivo por ela mesma em meio ao cenário natural das montanhas. A cada episódio a luz, o clima, os sons das aves e do vento, as nuvens e os voos dos pássaros mudam junto aos ciclos. E o Povo em Pé ali, acompanhando firme, faça chuva, sol ou lua.

A série é inspirada, também, nas obras e livros de Ailton Krenak, Davi Kopenawa e Aline Pachamama. Aline Pachamama pertence aos povos originários Puri, os primeiros habitantes das terras da Mantiqueira.

 

Os vídeos serão publicados aos domingos e quintas-feiras no Canal da artista no YouTube (a partir de 14/03/21).

Informações no https://linktr.ee/likamada

O Álbum Visual “Povo em Pé” foi contemplado pela Lei Emergencial Aldir Blanc – PROAC Expresso Lab Nº41/2020 – Licenciamento de Conteúdo Cultural para Difusão Online na Plataforma #CulturaEmCasa.