Laboratório Acta comemora 20 anos de história no Vale
O Acta Medicina Diagnóstica acaba de completar 20 anos de história no Vale do Paraíba. Num momento em que o mundo se volta para importância dos cuidados com a saúde, a diretoria do laboratório investe em alta tecnologia sempre com foco na humanização.
Para o doutor Marcos Martins, médico patologista e diretor do Acta, hoje mais do que nunca é necessário focar num atendimento humanizado, ou seja, a atenção e o cuidado com o paciente. “A humanização faz parte dos nossos valores institucionais porque entendemos que a saúde é o bem mais precioso de nossas vidas”, afirma.
Com sede em Taubaté e unidade em São José dos Campos, o laboratório é especializado em exames nas áreas de anatomia patológica e citopatologia. Assim, os investimentos no parque tecnológico, desde infraestrutura, equipamentos e recursos, são contínuos.
A gestora de relacionamento da Acta, Viviane Renó, também enfatizou a importância da atenção e cuidado com as pessoas: “A convicção no desempenho de um trabalho de alta qualidade, humanizado e aliado a novos recursos tecnológicos impulsionam o caminho de sucesso a ser percorrido,”
AVANÇOS – Segundo o diretor, o Acta caminha lado a lado com os avanços da medicina. “Há dois anos, por exemplo, implementamos a ‘citologia em meio líquido’ no laboratório’”, ressalta. Trata-se de um método de preparação de amostras para exame em citopatologia, que tem como objetivo é aumentar a sensibilidade e especificidade do exame Papanicolaou.
O método de citologia em líquido, acrescenta o doutor Marcos Martins, apresenta melhor sensibilidade em relação à citologia convencional, resultando na redução de testes falso-negativos e a possibilidade de realizar testes adicionais com uma mesma amostra. “Tem sido preferido por muitos médicos ginecologistas.”
A grande novidade para marcar os 20 anos do laboratório Acta, comemorado em outubro passado, é a automação em imuno-histoquímica– o que contribui na precisão do médico patologista para identificar componentes específicos de um tecido.
Tudo isso permite que o Acta tenha mais qualidade no atendimento, primando sempre pelo conforto e segurança dos pacientes e equipe.
“Desafios constantes são lançados e a prática de investir em recursos técnico e humanos nos fez despontar para um horizonte de competências”, finaliza o diretor, em comemoração aos 20 anos do Acta na região.