Alunos do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão traçam perfil do microempreendedor individual do município
Olhar para o pequeno empreendedor tem se tornado cada vez mais importante, especialmente no cenário econômico atual do país. Em uma disciplina do curso Técnico em Administração do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, os alunos foram desafiados a criar protótipos de soluções administrativas para um restaurante prestes a encerrar as atividades por conta da pandemia. Ao constatarem que as soluções poderiam ajudar estabelecimentos em situação semelhante, docentes e alunos manifestaram a vontade de auxiliar, com seus conhecimentos e ferramentas, pequenos empresários de Campos do Jordão.
“Assim surgiu o Administra Campos – Apoio ao Pequeno Empreendedor, cujo objetivo é criar e compartilhar conteúdos e ferramentas administrativas para pequenos empreendedores do município, com foco nos microempreendedores individuais (MEIs)”, conta o docente Wagner Cintra.
O grupo atua por meio de divulgação de conteúdo pelas redes sociais. Para uma segunda etapa, pretende-se desenvolver atendimento a dúvidas e apoio administrativo. “O projeto conta com uma comissão formada por oito alunos que se reúnem mensalmente para organizarem os conteúdos que são desenvolvidos com a participação de toda a sala, composta por 46 alunos”, destaca Wagner.
Entre os trabalhos já desenvolvidos, está um infográfico gerado a partir de uma pesquisa cujo objetivo era traçar o perfil do microempreendedor individual. “O processo de construção proposto tem o total protagonismo dos alunos. Lançamos os desafios por meio de reuniões e eles decidem de que forma agir, o que mais precisam saber e como atingir os objetivos. Nesta etapa questionaram-se sobre quem era o MEI de Campos do Jordão e partiram para pesquisa on-line, em função do distanciamento social”, conta o docente.
Pelos estudos, foi observado que muitos dos pequenos empreendedores construíram seus negócios sem planejamento ou sem conhecimento de fundamentos básicos, como finanças. “Para que sejam desenvolvidas ações assertivas para esse público, é essencial conhecer a fundo o perfil desse empreendedor e, a partir daí, estreitar laços e propor soluções que atendam suas reais necessidades”, afirma.
Wagner destaca a importância desse trabalho para os alunos. “Como futuros administradores, eles entrarão no mundo do trabalho com conhecimento técnico e, sobretudo, com a prática da realidade do dia a dia do empreendedor, podendo atuar como colaboradores na área administrativa ou como empreendedores. Ao gerarem conteúdos como os propostos pelo Administra Campos, eles reforçam todos os conceitos aprendidos em sala de aula. Por meio desse projeto, os alunos aprendem de forma significativa, identificando e solucionando questões da vida e do trabalho. Os alunos buscam conhecimento, assumem responsabilidades e passam a ver mais sentido no que estão aprendendo”, diz.
Perfil do MEI de Campos do Jordão
Entre os dados levantados pelos alunos do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão no site do Governo do Estado de São Paulo, estão o número de MEIs existentes na cidade, um total de 4.105 formalizados, e a faixa etária, a maioria tem entre 31 e 50 anos.
“Olhando para as áreas de atuação, descobrimos que ‘alvenaria’ é o segundo colocado em número de MEIs no município, ficando atrás apenas do setor de ‘vestuário e acessórios’, e que mais de 40% possui um estabelecimento físico. A partir desse perfil, outros desafios já estão no radar dos alunos, como encontrar esses empreendedores, conhecer suas realidades, produzir conteúdos específicos e formatar uma consultoria gratuita”, ressalta o docente.
Para acompanhar os conteúdos produzidos pelo Administra Campos, basta acessar as redes sociais do projeto, como a página Administra Campos Apoio ao Pequeno Empreendedor.