Estilo urbano e integração total compõem casa na praia projetada para reunir familiares e amigos
Com o fim do inverno – e as temperaturas altas dando o ar da graça desde a primavera –, quem não sonha com uma casa de praia? A arquiteta Patricia Penna, do escritório Patrícia Penna Arquitetura e Design realizou o sonho de um casal com filhos jovens, que sonhavam com um endereço no litoral Norte de São Paulo, para desfrutarem os finais de semana, feriados prolongados e, sobretudo, a temporada de férias de verão com familiares e amigos.
Foto: Leandro Moraes
Com 670 m², desde o projeto arquitetônico completo, bem como o de interiores, Patricia contemplou o pedido dos proprietários: o desejo de um imóvel sem o característico ar de praia. “Levamos para o projeto um estilo urbano, sem traços comumente encontrados em casas do litoral. Ainda assim, elevamos a poesia que emana uma residência praiana”, declara Patricia. Para tanto, na construção, não foram usados materiais naturais como madeiras e fibras, mas a predileção por uma edificação contemporânea e com atributos que remetem aos imóveis localizados na cidade.
Outro ponto mandatório no briefing apresentado pelos clientes, era o desejo de uma espaçosa e confortável área para receber familiares e amigos – e que contasse com a praticidade e facilidade de manutenção. A solução apresentada por Patricia foi a integração de todo setor social, incluindo living, sala de jantar e home theater. “Por meio de grandes portas de vidro instaladas, os ambientes internos são conectados ao setor de lazer composto pelo espaço gourmet e a ampla varanda”, explica a profissional.
Partindo para a arquitetura de interiores; foram especificados acabamentos e revestimentos resistentes e duráveis, de descomplicados processos de limpeza e manutenção. No tocante ao mobiliário; peças aconchegantes, com design ‘limpo’ e que dialogam com a arquitetura e o modo de vida dos clientes, foram dispostos em todo setor social.
Na varanda externa, um décor para apreciar o melhor da vida, sem ver as horas passarem. Perfeito para um final de tarde – pós mar ou piscina. Os móveis do estar ora de linhas retas, ora orgânicas, são a definição do conforto. Ainda na área coberta, oposto ao estar, uma área gourmet com mesa para 10 pessoas.
Dentro da casa, o destaque fica para o diálogo da arquitetura com o design e acabamentos dos móveis. Ademais, os grandes painéis de madeira, com portas de correr são outro forte atributo do projeto.
Na sala de estar, toques de azul se fazem presentes no décor, como no tapete de estampa geométrica e na tela, com gradientes da cor. No equilíbrio e na quietude de uma residência de praia, os móveis reforçam a sobriedade da paleta de tons claros. “Ousando na medida certa, selecionamos com muito preciosismo a mesa de centro que é composta por um conjunto de mesas com bases metálicas, e tampos em materiais diversos, entre eles o “terrazo”, ou granilite”, detalha a arquiteta.
Oposto ao estar, a mesa de jantar redonda – perfeita para o “tête-a-tête” durantes as refeições, é acompanhada de cadeiras ‘Jackie’. Bem próxima, a magnitude da estante sob medida produzida pela Ornare cumpre muito além de uma função estética. Abrigando livros, louças e objetos decorativos, a preciosa caixa de vidro tem a incumbência de dividir os ambientes, preservando a caixa da escada que acessa o pavimento superior da residência.
Separado da sala de estar por meio da porta de correr em marcenaria, o home theater esbanja conforto, em uma ambientação perfeita para as sessões de filmes e séries, de noite ou de dia. Os sofás ocupam a parede, de ponta a ponta, e a estrutura completa de áudio e vídeo assegura o clima de cinema em casa.
Prática e muito bem equipada, a cozinha segue um esquema de cores e acabamentos atemporais e elegantes. Na ilha central está o fogão, e os demais eletrodomésticos foram embutidos na marcenaria executada pela “kitchens”.
No andar superior, as suítes evocam layouts muito bem resolvidos por meio de um décor minimalista e tons leves e repousantes. A madeira clara marca presença com efeitos únicos… seja no revestimento das paredes com o efeito modulado ou ripado. As amplas janelas também são estrelas, introduzindo o prazer da abundante luz natural.
No entorno da piscina e em toda área externa da residência, o paisagismo é um dos destaques. “O projeto paisagístico valorizou a arquitetura, por meio da profusão de espécies e suas precisas implantações, tornando o uso externo muito mais aprazível”, diz Patricia. No entorno da ampla piscina, espreguiçadeiras para os momentos de sol, ombrelones, mesas e cadeiras para conversas descontraídas ao cair da tarde.
@patricia_penna_arquitetura