Professoras lançam livro “SobreVivendo à Quarentena” para compartilhar histórias durante a pandemia
O livro “Sobrevivendo à Quarentena: distanciamento social x interação textual” é uma coletânea que reúne ao todo 42 textos reflexivos, em diversos gêneros literários, compartilhados por profissionais ligados à área da Educação. A iniciativa é de um quarteto de professoras da rede pública municipal e estadual de ensino, em São José dos Campos: Adriana Sousa, Amanda Nagasaki, Joseléa Sabóia e Josiane Sabóia.
A pandemia impactou a rotina de milhares de pessoas em todo o mundo. Pensando no universo dos educadores, não poderíamos ficar indiferentes ao vivenciar uma experiência tão singular, afinal ninguém estava acostumado a este distanciamento social. Como cada uma de nós tínhamos a sua realidade na quarentena, nos reunimos virtualmente e decidimos convidar outros educadores para compartilharem suas quarentenas, explica Joseléa Saboia.
Além de professores de diversas disciplinas, das redes pública e privada, apresentando a realidade que enfrentaram nesses dias de distanciamento social, o livro conta também com a participação do jornalista Carlos Abranches, do comediante de stand-up e youtuber Diogo Almeida (ambos lecionam ou já lecionaram), a escritora Sônia Gabriel, a educadora Fernanda Bonifácio que está fazendo mestrado e enfrentando a quarentena em Portugal, o estudante Denner Sampaio que cursa o 6º ano de medicina (PUC-PR) e que à beira da formatura e já está na “trincheira” de um hospital para ajudar no combate à Covid-19, além de um aluno do 9º ano do ensino fundamental que se utilizou da escrita como terapia pra enfrentar os dias de isolamento.
As coordenadoras desse projeto disponibilizaram o livro completo para leitura, gratuitamente, no formato PDF.
Das coordenadoras do projeto:
Adriana Sousa Dias da Silva é joseense, casada, mãe e leciona há 10 anos. Pedagoga, pós-graduada em Alfabetização e Letramento. Lecionou na Rede Municipal de Jacareí e atualmente é professora dos anos iniciais na Rede Municipal de (desde 2015 na E.M.E.F. “Professora Sônia Maria Pereira da Silva”).
Amanda Tomie Nagasaki Ambrósio é joseense, casada, mãe de dois filhos. Formada em Ciências Físicas e Biológicas, pós-graduada em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e Gestão do Currículo. Professora de Ciências e Coordenadora Pedagógica da Rede Estadual em São José dos Campos.
Josiane Saboia Oliveira Neri é joseense, casada, mãe de duas filhas e docente há 19 anos. Graduada em Letras e Pedagogia, pós-graduada em Gestão Escolar e cursando Mestrado Profissional em Educação. Atualmente trabalha como professora coordenadora de projetos no CEDEMP (Centro de Educação Empreendedora) da Prefeitura de São José dos Campos.
Joseléa Saboia de Oliveira Damaceno é casada, está há 18 anos na educação. Pedagoga de formação atuou como coordenadora pedagógica, vice-diretora e atualmente professora dos anos iniciais da Rede Municipal de São José dos Campos e Rede Estadual.
O link para o pdf do livro é o http://bit.ly/SobreVivendoaquarentena