Alunos da ETEP participam do FIRST, maior competição de robótica do mundo
Um grupo de alunos do ensino técnico da ETEP de São José dos Campos embarca no dia 09 de março com destino à Flórida, nos Estados Unidos, para o FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), maior competição de robótica do mundo. Realizado na Universidade Central da Flórida, o evento acontece entre os dias 11 e 14 de março, reunindo mais de 60 delegações de diversos países com o desafio de construir um robô computadorizado capaz de realizar um trajeto determinado pelos organizadores.
O ETEP Team é uma das poucas equipes brasileiras que participam do evento. A equipe é composta por alunos do 2° e 3° ano do Ensino Médio Técnico, escolhidos por meio de uma seleção interna. São 14 participantes (oito meninos e seis meninas), dos quais 11 terão a chance de participar da competição norte-americana (sete meninos e quatro meninas). “No processo seletivo, não são levados em conta apenas aspectos técnicos. Por exemplo, não adianta o aluno ter uma inteligência muito acima da média, mas não ter o perfil para o trabalho em equipe”, conta Guilherme Carvalho, professor e líder do time. Provas técnica, de conhecimentos gerais e uma entrevista consistem nas etapas da peneira. O aluno precisa, ainda, manter suas notas, no mínimo, na média da instituição.
“A equipe é realmente ‘ponta firme’. Todos comprometidos com a causa e sem deixar o desempenho escolar de lado. É uma experiência que fica para vida e, também, para o currículo. Muitas empresas da região conhecem o FIRST. Portanto, esses alunos já possuem um importante diferencial quando buscarem uma colocação no mercado de trabalho”, destaca o docente.
Os trabalhos para a competição tiveram início no ano passado com a elaboração do projeto, criação e montagem do protótipo do robô computadorizado. O desafio da edição 2020 foi divulgado no dia 04 de janeiro. Foram oito meses de treinamento e mais cerca de seis semanas para adequação à proposta.
“Há uma complexidade bem maior no trajeto em relação ao ano passado. Sofremos com a ausência de um funcionário da escola, que precisou ficar afastado. Foi um desfalque, porém isso fez com que a equipe se unisse ainda mais. Suamos a camisa para encontrar parceiros e apoiadores e para finalizar o projeto, mas no final deu tudo certo. A expectativa é repetir o resultado do ano passado, quando chegamos as quartas de finais, ou superar essa colocação”, diz Carvalho.
Aprendizado de excelência
Participando do torneio desde 2004, a ETEP já conquistou mais de 17 prêmios, inclusive o mais cobiçado, o Charman’s Award (2007 e 2012), enfrentando equipes como NASA, GM e J&J americana.
“Contamos com o amparo do professor Guilherme e da professora Fabiana, mas tivemos total autonomia em todo o processo. Aprendemos sobre organização, divisão de tarefas, cumprimento de prazos, entre outros pontos. Além disso, como realizamos a busca por parceiros e ativamos bastante as redes sociais, também tivemos contato com alguns conceitos de Marketing, que não possuem muito espaço no ensino técnico”, afirma Thiago Micelli Dousseau Pessoa, de 17 anos, um dos integrantes do ETEP Team.
O FIRST foi criado em 1989 pelo americano Dean Kamen. A competição busca promover valores como autoconfiança, trabalho em equipe e determinação, além de inspirar o interesse pela liderança nas áreas de Ciência e Tecnologia. “É mais que uma competição de robótica apenas. O FIRST representa uma mudança de olhares para o mundo e agrega valores humanos e profissionais, como respeito, companheirismo e conhecimento”, conclui o jovem estudante.