Obras do Move Residence, novo empreendimento residencial do Jardim Aquarius, deve gerar 130 empregos
Após um 2019 de retomada forte, o setor da construção civil deve crescer 3% em 2020, o que representa um potencial para criação de 150 mil postos de trabalho formais até o fim do ano. O crescimento de novas vagas de trabalho no setor se deve ao volume de empreendimentos lançados, assim como o Move Residence, no Jardim Aquarius, em São José dos Campos.
O condomínio residencial vertical, que contemplará 59 apartamentos, com mais de 10 tipos de plantas diferentes, que variam de 43 a 107 metros quadrados, em um dos bairros mais requisitados da cidade, iniciará as obras neste ano e deve proporcionar cerca de 130 vagas (entre vagas diretas e indiretas), entre elas pedreiros, mestre de obras, eletricistas, entre outros.
“Estamos estudando a forma de seleção desses trabalhadores, e até abril divulgaremos mais informações para os candidatos”, revela Deives Domingues, gerente de vendas do Move Residence.
Dados
O setor da construção vai acelerar o ritmo em 2020, depois de sair da crise em 2019. As vendas fechadas este ano reduziram os estoques de imóveis à venda e abriram espaço para novas obras no ano que vem. Isso vai permitir que as construtoras também possam aumentar as contratações de trabalhadores.
Segundo dados da SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo), o mercado de trabalho do setor já mostrou alguma recuperação em 2019. O ano fechou com 2,331 milhões de trabalhadores empregados, um aumento de 1,8% em relação a 2018.
Para 2020, a projeção do sindicato é o aumento de 3% no PIB da construção, mais uma vez puxado pelo segmento de autoconstrução e reformas (+4,5%) e pelos serviços especializados (+2,5%), mas com desempenho do setor de edificações (+2,3%).