Taubaté Shopping: 30 anos de muita história para contar
Toda trajetória é marcada por muitas histórias, desafios superados e conquistas a serem comemoradas. No caso do Taubaté Shopping, essa fórmula não foge à regra e, em mais um 9 de novembro, o centro de compras e lazer está comemorando um passo importante de vida. Inaugurado em 1989, o shopping foi planejado para ser um empreendimento de referência e um impulsionador comercial de Taubaté e da região. Em 2019, a data é ainda mais especial, pois são 30 anos de história.
Primeiro shopping da cidade, assumiu um papel importante no desenvolvimento econômico de Taubaté e, ao longo dessas três décadas, acompanhou as mudanças do mercado, investindo em 7 expansões, somando hoje uma área construída de 48 mil m2 e um público mensal de cerca de 1 milhão de pessoas. O shopping conta com uma infraestrutura de mais de 200 lojas e cinema (Moviecom X), incluindo serviços e lazer, como boliche, supermercado, academia e faculdade, e gera cerca de 3 mil empregos diretos e indiretos.
“O Taubaté Shopping completa 30 anos como um forte vetor de desenvolvimento para a nossa cidade”, destaca o atual prefeito de Taubaté, Ortiz Jr. “Em três décadas, o primeiro centro de compras de Taubaté gerou empregos, estimulou o crescimento da região onde está instalado e ajudou a consolidar a economia municipal. Que venham outras décadas de sucesso e carinho para com a nossa gente. Parabéns!”, completa.
O início de tudo
O produtor, cinegrafista e editor, Pedro Rubim, destaca algumas peculiaridades que marcam a história do Taubaté Shopping, que foi construído no bairro Barranco – região que integra a Vila Costa. O bairro do século 18 é considerado o mais antigo e mais populoso da cidade. “Brincavam que a inauguração de um shopping colocava a cidade finalmente no século 20”, ressalta Pedro. “O bairro deixou de ser caminho para o Quiririm para se tornar destino.”
Na visão de Pedro, a chegada do shopping contribuiu para colocar Taubaté como destino de grandes marcas, além de ajudar a diversificar e democratizar as manifestações culturais. “No caso do setor cultural, tornou-se vitrine privilegiada para manifestação e divulgação de produtos e serviços, sendo considerado o segundo espaço cultural mais reconhecido pelos taubateanos, segundo o Datafolha”, afirma Pedro.
Prefeito da cidade quando o Taubaté Shopping foi inaugurado, Salvador Khuriyeh recorda aqueles idos de 1989. “Quando prefeito eu tinha como principal objetivo desenvolver e modernizar a nossa cidade. No setor comercial fomos buscar investidores para a construção do primeiro shopping center em Taubaté”, relembra. “Entre a estrada de ferro e a Avenida Charles Schnneider só existia o conjunto de Casas Populares da Chácara Guisard e o hospital São Lucas. Então, aprovamos lei para incorporar uma rua não aberta que cortava ao meio a área e removemos uma grande adutora, além de construirmos a avenida que liga as avenidas Itália e Charles Schnneider para melhorar o acesso ao local”, prossegue Salvador, que completa: “Quando passo por ali hoje eu sinto orgulho, pois o que muitos não acreditavam aconteceu: em torno do Taubaté Shopping surgiu uma nova e moderna Taubaté!”
A importância de fazer parte dessa história
No shopping desde o início do empreendimento, a família Nardon é responsável pela loja da rede Casa do Pão de Queijo. “No início, o pessoal comentava que era muito longe, mas hoje podemos ver que a localização é muito boa, com o shopping localizado no coração da cidade”, diz Daniela Nardon, filha do casal que foi responsável pela abertura da loja desde o início do funcionamento do shopping. “Aqui nós temos clientes de 30 anos, ganhamos muitos amigos e hoje formamos praticamente uma família.”
Da loja que funcionava em casa, um negócio da mãe, ao espaço físico dentro de um centro de compras. Dona Cida tem muito a contar sobre a loja “Maria Moraes”. “Quando veio o shopping achei interessante ir para esse espaço pois queria expandir. Eu sou muito fã do Taubaté Shopping e sempre tive um ótimo relacionamento com o Administrativo, gerentes e funcionários”, afirma Dona Cida. “Um centro de compras facilita muita a vida agitada de hoje em dia, pois reúne em um só lugar muitos serviços, uma dinâmica muito interessante, além das vantagens para quem é empreendedor, como segurança, limpeza e infraestrutura.” Depois de 29 anos de loja, Dona Cida hoje vive outra fase em sua vida, mas apesar da loja “Maria Moraes” não estar mais em funcionamento, a proprietária não deixa de frequentar o centro de compras e lazer. “Continuo indo ao salão de beleza todo o mês, e o carinho que eu recebo é muito grande, sou cercada por funcionários, seguranças, moças da limpeza e lojistas do shopping”.