Empresas que investem em segurança do trabalho ampliam oportunidades para profissionais da área
As ocorrências de acidente de trabalho no Brasil tiveram queda de 6,19% em 2017 em comparação a 2016, segundo dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT 2017), e as empresas já perceberam que investir em saúde e segurança do trabalho traz diversas vantagens. Aumento da produtividade, redução de gastos com processos trabalhistas, maior motivação da equipe de colaboradores e mais credibilidade perante à sociedade são alguns exemplos de benefícios que as organizações podem alcançar quando zelam pela integridade dos funcionários.
Com esse cenário, a valorização dos profissionais que trabalham nessa área tem crescido, abrindo portas para que eles tenham novas oportunidades no mercado. José Everto da Silva, docente da área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho do Senac Guaratinguetá, explica que os interessados em atuar como técnico em segurança do trabalho, por exemplo, antes de mais nada, precisam procurar uma escola que tenha o curso reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), com carga de 1.200 horas.
“O profissional precisa ser dinâmico e ter sede de conhecimento, identificando a necessidade de ajustes e pausas nos processos de trabalho para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Na empresa, ele trabalhará ao lado de profissionais como o médico do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho e engenheiro de segurança do trabalho. Juntos, esses profissionais formam uma parte importante da companhia: o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT).”
Ainda que todo empregador ou tomador de serviços seja responsável ou corresponsável pela segurança dos empregados, cada colaborador também tem seu dever dentro da organização. “Preencher fielmente a ficha de cada serviço realizado; utilizar os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) recomendados; executar apenas atividades para as quais recebeu treinamento; e sempre que observar alguma possibilidade de acidente, informar imediatamente a liderança.”
José Everto reforça que o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), implementado em todo o país pelo Governo Federal em 2018, também vai contribuir para o melhor controle dos dados sobre acidentes do trabalho. “A expectativa com essa ferramenta digital é obter mais transparência nas informações trabalhistas e previdenciárias, possibilitando a criação de um arquivo unificado, e mais próximo da realidade, a respeito de ocorrências de acidentes de trabalho.”
Formação na área
Para os interessados em aprender mais sobre a área de meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, o Senac Guaratinguetá está com inscrições abertas para diversos cursos do segmento: Técnico em Segurança do Trabalho; Elaboração de Laudos Ocupacionais; Estratégias para Elaboração do PPRA; Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde; e Gerenciamento de Riscos.
Para obter mais informações e fazer inscrições, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/guaratingueta ou procure a unidade, que fica na Avenida Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro – Guaratinguetá/SP
Senac Guaratinguetá
Endereço: Avenida Dr. João Baptista Rangel de Camargo, 50 – Centro – Guaratinguetá/SP
Informações: www.sp.senac.br/guaratingueta
Março/2019