Como investir no mercado financeiro sem dever ao Leão: a temporada de declaração de IRPF está aberta, mas você pode escapar da mordida

Como investir no mercado financeiro sem dever ao Leão: a temporada de declaração de IRPF está aberta, mas você pode escapar da mordida

Você sabia que há diversos produtos financeiros cujos rendimentos são isentos de imposto de renda para a pessoa física? É o caso das LCIs, LCAs, dos CRIs e CRAs, bem como das Debêntures Incentivadas, além dos dividendos pagos pelas empresas listadas na B3 – antiga BM&FBovespa – e dos alugueis provenientes de Fundos de Investimentos Imobiliários.

A Letra de Crédito Imobiliária – LCI – é emitida por instituições bancárias com a finalidade de financiar o setor imobiliário, tomando emprestado capital por determinado espaço de tempo, capital este que, no vencimento da aplicação, é restituído corrigido, a uma taxa pré ou pós fixada. As LCAs – Letras de Crédito do Agronegócio – funcionam da mesma maneira, todavia o investidor, nesse caso, fomenta o agronegócio. Além da isenção do IRPF, são produtos que, em sua maioria, contam com a proteção do Fundo Garantidor de Crédito.

 

As Debêntures Incentivadas são títulos privados de renda fixa, de médio ou longo prazo, emitidos por empresas que atuam no ramo da infraestrutura – na construção de estradas, ferrovias e aeroportos, por exemplo – e têm como objetivo a captação de recursos para diversas finalidades. Ou seja, investindo em debêntures, você empresta dinheiro para uma companhia e torna-se credor de um título. Dessa forma, a empresa consegue recursos rapidamente para se capitalizar ou mesmo quitar débitos.

 

No caso dos Fundos de Investimento Imobiliário, o investidor compra cotas de grandes empreendimentos – como shopping centers, prédios comerciais e hotéis, por exemplo – e recebe aluguéis mensalmente, exatamente como funcionaria com um imóvel próprio que estivesse locado. Todavia, o investimento em FIIs traz consigo alguns aspectos que o torna muito mais vantajoso frente ao aluguel convencional, como a diversificação do capital em mais de um imóvel e a liquidez, já que você não precisa se desfazer do bem inteiro caso necessite de uma parcela do capital investido, além da já mencionada isenção do IRPF.

 

“Esses são excelentes produtos financeiros que compõe a carteira de vários de nossos clientes. A diversificação de alocação em múltiplos emissores e o conhecimento do assessor de investimentos fazem toda a diferença na composição e acompanhamento do portfólio do investidor”, comenta Paulo Eduardo M. Naressi, sócio da Plátano Investimentos.

 

Se quiser saber mais sobre o que foi tratado aqui, ou mesmo a respeito das características dos CRIs e CRAs, entre em contato com a Plátano Investimentos, pelo telefone (012) 3322-8919 ou via contato@platano.com.br.

Serviço:

Plátano Investimentos: Av. Cassiano Ricardo, 319, sala 2106. Ed. Pátio das Américas. Jardim Aquarius. (12)3322-8916