99 lança rastreador de comentários contra assédio em São José dos Campos
A 99, aplicativo de transporte urbano que integra a companhia global DiDi Chuxing, lança na terça-feira,12, em São José dos Campos um rastreador de comentários que identifica automaticamente denúncias de assédio na plataforma. O sistema vasculha as avaliações das usuárias e dos usuários ao fim das corridas para agilizar ainda mais a identificação dos casos e aumentar a segurança das viagens.
A tecnologia consegue ler os comentários deixados no app após o término das corridas e identificar uma série de palavras e contextos que podem estar relacionados a situações de assédio. Daí em diante, uma equipe especializada faz uma segunda checagem para avaliar os detalhes da ocorrência e tomar as devidas providências — que podem incluir bloqueio e suporte para investigação pelas autoridades policiais.
O mapeamento de expressões relacionadas a casos de assédio foi desenvolvido em parceria com a consultoria Think Eva, um braço da organização Think Olga, que desenvolve estratégias, projetos e atividades educativas para empresas interessadas em trabalhar igualdade de gênero com profundidade. O sistema vai sendo melhorado automaticamente por meio de inteligência artificial — que aprende novos contextos com o passar do tempo.
Em colaboração com a Think Eva, a 99 desenvolveu ainda, ao longo de mais de seis meses, um protocolo de atendimento humanizado (que inclui suporte, resolução e acompanhamento) a eventuais vítimas de assédio, preconceito e qualquer forma de discriminação. A equipe de segurança foi capacitada dentro de preceitos de feminismo para ser capaz de cuidar dos casos com responsabilidade e conhecimento de causa.
Além do próprio app, as denúncias também podem ser feitas pelo canal exclusivo para incidentes de segurança no telefone 0800-888-8999 — que pode indicar centros de acolhimento em diversas cidades, que provêm assistência jurídica e psicológica. Em caso de assédio a uma mulher, o atendimento é exclusivamente feminino.
“A maior prioridade do app é a segurança dos passageiros e motoristas”, diz Stella Brant, Diretora de Marketing da 99. “Essa ferramenta agiliza as avaliações e proporciona ainda mais atuação nesses temas fundamentais que são a proteção feminina e o combate à discriminação.”
“O trabalho que desenvolvemos com a 99 é pioneiro. Além de criar uma nova tecnologia em prol da segurança, garante também a humanização de todo o processo de atendimento, colocando a vítima em primeiro lugar”, afirma Mariana Cordeiro, Gerente Sênior de Estratégia da Think Eva.
Sobre a 99
A 99, empresa brasileira de tecnologia que conecta passageiros e motoristas através de seu aplicativo, faz parte da companhia global Didi Chuxing (“DiDi”). O aplicativo conecta mais de 600 mil motoristas a 18 milhões de passageiros em mais de 1 mil cidades no Brasil. Como uma das maiores provedoras de mobilidade do país, a startup oferece três tipos de serviços na sua plataforma: 99Pop, categoria de carros particulares presente em mais de 40 regiões metropolitanas e grandes cidades; 99Taxi, categoria que cobre todo o Brasil; e 99Top, serviço premium de táxis de luxo oferecido em São Paulo.
Sobre a Think Eva e a Think Olga
A Think Eva é o braço de consultoria da Think Olga. Desenvolvemos estratégias, projetos e atividades educativas para empresas interessadas em trabalhar igualdade de gênero com profundidade – seja com clientes, funcionárias ou fornecedoras. Lideramos um movimento por práticas e políticas de RH, comunicação, marketing e responsabilidade corporativa sob uma perspectiva de gênero. Somos um negócio de impacto social e trabalhamos para trazer mudanças reais na vida das mulheres.
A Think Olga é um hub de inovação focado em criar soluções e conhecimento que se traduzam em melhorias efetivas na vida das mulheres. Criadora das campanhas Chega de Fiu Fiu e #primeiroassedio, somos uma organização sem fins lucrativos, liderada por mulheres, que atua de maneira propositiva pelo fim da desigualdade de gênero.