Planejamento garante economia na compra do material escolar
Passadas as despesas com festas de final de ano, a lista de material escolar se torna um dos primeiros compromissos das famílias brasileiras, logo em janeiro. Mochila, cadernos, livros e papéis variados estão entre os itens mais solicitados pelas escolas, para serem usados durante o ano letivo, e podem pesar no bolso se não forem comprados com planejamento e pesquisa.
Hugo Magalhães, docente da área de administração do Senac São José dos Campos, reforça a importância de avaliar, discutir e questionar a lista, verificando se há possibilidade de comprar o material em outras épocas do ano em que os itens estejam em baixa procura e, consequentemente, com preço menor.
“A principal orientação é relacionar a lista de materiais e as lojas disponíveis para a compra, pesquisando os melhores preços. Procurar livros em sebos, reutilizar materiais do ano anterior e adquirir itens de segunda mão são medidas altamente econômicas. Juntar-se a outros pais e comprar no atacado é uma opção que aumenta o poder de negociação. Deve-se considerar, também, o e-commerce.”
A compra do material escolar é também uma oportunidade para os pais estabelecer diálogo com seus filhos sobre educação financeira, envolvendo-os de maneira saudável na escolha de alguns itens. “As crianças se encantam mais por produtos personalizados, que trazem figuras de personagens de desenhos animados, tornando importante a capacidade dos adultos de equilibrar a expectativa dos filhos com o que é possível comprar.”
Para que essas etapas sejam vencidas com sucesso, o planejamento financeiro familiar é fundamental. “Quando todos os membros da família se sentem parte do processo e, desde sempre, aprendem sobre educação financeira, quando chega o momento de uma grande compra, se torna mais fácil administrar o diálogo quanto às despesas e os investimentos necessários.”
Senac São José dos Campos
Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP
Informações: www.sp.senac.br/sjcampos