Cassiano Restaurante decide suspender o uso de canudos de plástico
Antenado com o movimento mundial “straw free” (livre de canudo, em português), o Cassiano Restaurante, no Colinas Shopping, em São José dos Campos (SP), anunciou neste mês que deixará de oferecer canudos de plástico aos clientes.
A campanha “Assim, cuidamos tão bem do seu paladar quanto do planeta” busca conscientizar e colaborar com a preservação do meio ambiente, com a redução de descarte de produtos plásticos.
Segundo o gerente de alimentos e bebidas da casa, Euclides Lourenço, os clientes estão recebendo bem a notícia. “Eles estão conscientes da importância da decisão e também elogiando a nossa ação”, comenta.
O restaurante deixará de usar cerca de 500 canudos por mês. Para as pessoas que por questões físicas necessitarem do canudo, o restaurante adotou como alternativa os canudos de papel biodegradável.
Euclides afirma que especialmente com as bebidas marcantes, como drinques, a experiência sem o canudo pode transformar o gosto. “A nossa experiência gastronômica começa pela visão, depois parte para o olfato, para enfim chegar ao paladar. O canudo de certa forma impede que o cliente tenha esse momento olfativo de apreciar o drinque”, explica.
Curiosidade
O canudo plástico é utilizado, em média, por quatro minutos, mas leva mais de 100 anos para se decompor no mar, para onde vão cerca de oito milhões de toneladas de plástico por ano, segundo o grupo Ocean Conservancy.