Vale a pena comer no Yasaí em São José dos Campos?
O Yasai chegou em São José dos Campos com a proposta de ser um Bistrô com a culinária da Amazônia em São José dos Campos. É bom lembrar que esse tipo de restaurante normalmente associado à uma gastronomia “chique” não é o conceito básico do termo Bistrô. Sua origem vem de pequenos e despretensiosos restaurantes franceses e onde o relacionamento é tão importante quanto os demais elementos da casa.
Apesar de uma bela arquitetura e decoração ambiente com várias referências ao norte do País o Yasaí tem um delicioso contrates entre o requintado e o caseiro. É a tal da gastronomia com gosto de comida caseira que é tão falada nos programas desse segmento mas que é tão difícil de ser concretizada.
Logo na entrada a primeira surpresa da casa: um açaí 100% puro. O que consumimos aqui no sudeste é cheio de extras para deixar o sabor mais doce. Esse aqui é amargo e lembra um pouco um café sem açúcar, mas há também uma deliciosa mistura de açaí (com um segredo da casa que os proprietários não revelam nem sob tortura) e um estranhamente delicioso creme de cupuaçu, que tira toda acidez da fruta o que deixa tudo bem interessante.
A seguir um charmoso corredor com poucas mesas e uma área externa que deve proporcionar uma experiência agradável nas noites de verão mais quentes.
Nossa Experiência no Yasaí
A convite da casa fomos conhecer um pouco da culinária oferecida no local. O primeiro ponto positivo é sem dúvida o cardápio extremamente enxuto e que é quando você tem a certeza que os donos do estabelecimento sabem o que estão fazendo. As pratas da casa são:
Para entrada experimentamos o Caranguejo com Farofa Crocante – surpreendentemente bom e que dá para dividir sem culpa.
E o Bolinho de queijo Coalho com Jambu – pitoresco pela sensação que o Jambu causa na boca (uma leve dormência), mas não foi o nosso preferido.
Como prato principal escolhemos uma Moqueca – que estava impecável, com o peixe cozido na medida e o tempero que transporta o seu paladar imediatamente para o Norte do País e mesmo assim consegue ser leve o suficiente para você pedir no jantar sem culpa. A apresentação é bonita sem ser cheia de firulas. É comida boa e gostosa.
Agora outra dica boa é também o Vatapá da Nenca – listado acima – receita da família dos proprietários e que em um prato consegue resumir bem o espírito e todo conceito da casa.
Como bebida nossa sugestão é que você peça os sucos que a casa oferece – com frutas típicas do Norte – e também alguns coquetéis que podem ser servidos sem álcool.
Para a sobremesa você pode se servir no Buffet de Açaí (o que falamos acima) ou pedir algumas sobremesas da casa. Aqui o destaque ficou para o Carimbó – sorvete de castanha de caju com calda de cupuaçu – que também dá para dividir numa boa.
No quintal de casa
Aqui o atendimento é bem mais casual e próximo do que se espera e na dúvida ou em qualquer problema os donos vem na mesa na hora resolver com muita simpatia. Porém se você espera algo mais formal e um rigor mais clássico é provável que se decepcione.
Sentar no corredor do Yasaí nos faz lembrar alguns lugares turísticos que os próprios moradores criam restaurantes nas varandas de casa e servem ali mesmo no quintal tudo bem feitinho e sem muita frescura.
Nosso veredito: vale a pena conhecer o Yasaí em São José dos Campos?
O restaurante é uma brisa na mesmice da noite de São José dos Campos e deve agradar não só quem gosta da comida típica do Norte como também quem quer dar uma variada. Quem recebe visitantes “gringos” também tem aí uma boa opção para mostrar um pouco da culinária brasileira sem sair de São José.
Mas se você gosta dos lugares mais clássicos, é extremamente impaciente com tudo e não gosta de atendimentos mais informais, pode ser que não lhe agrade. Vá ao restaurante sem pressa e com a intenção de curtir os bons momentos que a slow food pode te proporcionar enquanto você saboreia um dos deliciosos coquetéis de frutas da casa.
E aqui também vale um alerta é ótimo que o cardápio seja extremamente enxuto e na nossa opinião um ponto alto da casa, mas não é todo mundo que está acostumado com isso e pode estranhar. Em todo caso dá sim pra arriscar sim um pedido diferente e fora do cardápio, já que a cozinha nos pareceu ser bem flexível.
Um casal deve gastar em média R$ 150,00 com entrada, prato principal e sobremesa (sem bebida alcoólica).
Serviço
O restaurante fica na Av. Anchieta, 561 no Jd. Esplanada, estacionamento na rua e há um pequeno espaço kids. O telefone é o (12) 3936-8809.
Valeando esteve no restaurante a convite da casa,