Churrasco ganha novos sabores no Vale do Paraíba

Churrasco ganha novos sabores no Vale do Paraíba

Entra ano, sai ano, todo fim de semana tem churrasco em São José dos Campos… Em ano de Copa do Mundo, então, nem se fala…

E por que churrasco não sai de moda? A cada ano, a tradição ganha novos sabores, com a entrada de cortes nobres e mudança nos modos de preparo. No Vale do Paraíba, as novidades começaram a chegar pela iniciativa do empresário André Faria, ele mesmo apaixonado por churrasco e especialista no assunto.

“Estamos há 20 anos com o Esplanada Carnes e, nesse tempo, trouxemos para a cidade cortes que não encontrávamos aqui. São cortes como carré de cordeiro e picanha uruguaia, além de carnes de raça Angus e Wagyu, que caíram no gosto joseenses. A procura só aumenta”, afirma André.

“Hoje temos mais opções de carnes e cortes nobres, na mesma qualidade da picanha, por exemplo, porém com preços mais acessíveis. Há também cortes que garantem um churrasco altamente sofisticado, de “degustação”, para harmonizar com vinhos e cervejas artesanais”, acrescenta o especialista.

Cortes tradicionais de boi como alcatra, maminha e picanha, por exemplo, dividem espaço na vitrine da loja com cortes diferenciados como Short Rib, T-Bone, Porterhouse, Shoulder e assado de tiras, carnes saborosas e suculentas.

No modo de preparo, o costume também evoluiu, incorporando algumas boas práticas dos vizinhos latinos. O brasileiro passou a usar mais a grelha, com fogo alto e cortes nobres, tradição já consolidada em países que também se destacam como os maiores consumidores de carne do mundo como Argentina e Uruguai.

Origem do churrasco

Criado por comunidades indígenas e disseminado durante o século 17 nos pampas brasileiros, argentinos e uruguaios, o churrasco ganhou importante papel na formação da identidade cultural gaúcha, tornando-se uma tradição e espalhando-se por todo o país.

Hoje, o Brasil está entre os maiores consumidores de carne do mundo. Segundo levantamento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o consumo médio per capita de carne bovina está estimado em 26,47kg ao ano.

Já o consumo de aves é de 41,1 kg per capita e, de carne suína, de 14,4 kg, colocando o país na 4ª posição mundial, atrás dos Estados Unidos, China e União Européia.

Aqui no Brasil, tudo é pretexto para churrasco… Pode ser aniversário, festa de casamento ou simplesmente uma reunião de amigos: o churrasco vai sempre estar na moda.

Dicas Esplanada Carnes para um bom churrasco

1 – Planejamento: calcule a média de 400g por adulto e 200g para crianças para o churrasco.

2 – Se você não tem conhecimento sobre o corte das carnes, opte por levar cortada do açougue. Um corte errado pode deixar a carne dura.

3 – Fuja dos congelados! Caso a carne esteja congelada, deixe descongelar sem pressa dentro da geladeira.

4 – Deixe o braseiro bem quente e estável antes de começar a colocar as carnes.

5 – Adicione o sal grosso ou o sal fino depois de colocar a carne para grelhar evitando que o sal a resseque.

6 – Nunca jogue água na churrasqueira

Deixe um comentário

Compre para os seus jogos favoritos

Compra 100% segura
Powered by