Estudantes de São José dos Campos conquistam prêmio de inovação e estratégia em competição de robótica
Um grupo de estudantes da Escola Técnica “Professor Everardo Passos” ETEP, conquistou o Prêmio de Inovação e Estratégia na regional de Belo Horizonte o do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), realizado nos dias 23 e 24 de fevereiro.
Na competição, eles foram desafiados a cumprir 3 pilares que foram: montar um robô que deve cumprir desafios enviados pela organização do evento, demonstrar capacidade de atuar e interagir como time e desenvolver um projeto de pesquisa inovador que proponha uma solução para um problema da sociedade. Esse terceiro item deu origem a uma a pesquisa que sobre a forma de combater a superbactérias da água e a uma solução que utiliza radiação UVC para eliminar superbactérias resistentes ao tratamento convencional que hoje é realizado pelas por estações de tratamento de água da maior parte das cidades.
“Recebemos esse prêmio com muita alegria e emoção, pois nossos alunos se dedicaram muito para participar da competição, ficaram no carnaval desenvolvendo o projeto”, afirmou a diretora da Escola Técnica ETEP professora Fernanda Malta.
Os 22 alunos que participaram da pesquisa são estudantes do médio-técnico de mecânica, mecatrônica, eletrônica, informática e informática para web. Eles viajam no dia 22 de fevereiro para Belo Horizonte, onde participarão da etapa regional da competição.
Para desenvolver o projeto, eles recebem treinamento semanal e acompanhamento dos professores para a montagem de estratégias, programação dos movimentos do robô e ainda a realização das pesquisas referentes ao tema proposto pela organização do torneiro. Durante a competição, eles criam o design, constroem e testam o robô totalmente autônomo e capaz de completar as missões, utilizando a tecnologia LEGO MINDSTORMS™.
Sobre o FIRST® LEGO® League
Anualmente, este torneio desafia jovens de 9 a 16 anos a usarem a imaginação e a criatividade para investigar problemas e buscar soluções inovadoras que contribuam para um mundo melhor. Na Temporada 2017/2018 os participantes de 80 países foram estimulados a descobrir o que pode se tornar possível quando se entende o que acontece com a água.
foto:
Alunos da ETEP recebendo o prêmio de inovação no FLL
Divulgação