Litoral Norte se destaca em programa de startups. São José e Pinda também selecionados.

Litoral Norte se destaca em programa de startups. São José e Pinda também selecionados.

O programa The Next Startup, realizado pela EDP e pelo Instituto EDP, organização que gere os investimentos socioambientais da Empresa, em parceria com a DreamShaper, chega à reta final. O concurso tem como objetivo desafiar, identificar e auxiliar pessoas na construção de projetos, fortalecendo o empreendedorismo individual e coletivo de forma consciente e estruturada.

Nesta etapa do programa, doze projetos em quatro categorias foram selecionados e serão avaliados por uma banca examinadora. No dia 6 de dezembro haverá a grande final, com anúncio do ganhador de cada categoria. Realizado por meio de uma plataforma online chamada DreamShaper, o programa é desenvolvido desde 2010 em Portugal com o título Acredita Portugal.

“O The Next Startup permite a realização de sonhos e acompanha o empreendedor no desenvolvimento de um plano de negócio bem-sucedido, com sustentação. Já estamos vendo isso nos projetos que chegaram até a semifinal, se mostraram sólidos e bem elaborados”, destaca Paulo Ramicelli, assessor de diretoria do Instituto EDP. O programa recebeu 3.300 inscrições em São Paulo e no Espírito Santo nas áreas de distribuição de energia da Companhia.

Os semifinalistas

Categoria Energia:

  • Projeto Sorbio (Caraguatatuba – São Paulo): Produção de turfa usada para controle de contaminações de petróleos e derivados, poder ser reutilizada na produção energética em sistemas de biomassa.
  • Projeto Usina (São Sebastião – São Paulo): Otimização do tratamento de lixo do município de São Sebastião com a implementação de uma usina de carbonização, visando a produção de energia elétrica.
  • Projeto Gurges (Caraguatatuba – São Paulo): Nova abordagem à geração de energia eólica, com foco nas interações do protótipo e agregação de um board de especialistas para acompanhar o projeto.

Categoria Web e Mobile:

  • Projeto Hallo! (Blumenau – Santa Catarina): Desenvolvimento de aplicativo para criação e gestão de redes de relacionamento com federações e os seus beneficiários.
  • Projeto Bella Materna (São Paulo – São Paulo): Desenvolvimento de aplicativo e marketplace para gestantes e mães, com objetivo de conectar este público com profissionais de saúde e produtos do segmento.
  • Projeto Physiconnect (Rio de Janeiro – Rio de Janeiro): Criação de plataforma online para o mercado de academias, visando facilitar a contratação de profissionais da área.

Categoria Serviços e Indústrias / Novas Ideias

  • Projeto Ludothinking (Vila Velha – Espírito Santo): Desenvolvimento de jogos com realidade aumentada focados em treinamentos corporativos e de competências empresariais.
  • Projeto CaraYT (Vila Velha – Espírito Santo): Plataforma que fornece serviços de roteiros e otimização de conceito em pós-produção, focada no mercado de youtubers e vídeo bloggers.
  • Projeto Hidroredentor (Vitória – Espírito Santo): Desenvolvimento de hidro gel para plantio e projetos agrônomos, baseado no reaproveitamento de cascas de frutas.

Categoria Empreendedorismo Social   

  • Projeto Re-Ciclo (Pindamonhangaba – São Paulo): Aplicativo que gamifica a reciclagem, combinando o mapeamento de pontos de reciclagem, com educação e objetivos coletivos.
  • Projeto EdukativaLab (São José dos Campos – São Paulo): Projeto com objetivo de trazer experiência profissional real para jovens de ensino médio e superior.
  • Projeto PLT4Way (São José dos Campos – São Paulo): Cursos 100% subsidiados por alunos pagos e com estrutura de voluntários, com o objetivo de tornar o ensino de inglês acessível a comunidades do interior.

“Neste ano de The Next Startup observamos o potencial empreendedor do Brasil, sendo clara a evolução destes projetos ao longo de toda a olimpíada. Para além dos finalistas, temos também a estruturação de milhares de projetos que trarão um impacto direto e indireto ao longo dos próximos anos, graças ao apoio dos nossos parceiros”, destaca André Borges, VP Business Development da Dreamshaper.

Além do apoio da EDP Brasil, por meio do IEDP, organização e idealização da Dreamshaper,  o The Next Startup é co-organizado pela Universia, com o apoio do Governo Federal, BNDES, Fundação Lemann e Sebrae, além de parceiros como Fundação Estudar, Instituto Quintessa, Phomenta, Universidade Anhembi Morumbi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Paraná, IBM, Yunus Social Business, entre outros.

Plataforma DreamShaper

Desenvolvida com professores de Harvard e Stanford, a plataforma DreamShaper integra conteúdos de empreendedorismo em que o utilizador não precisa ter experiência nem formação em administração. Seguindo as orientações da ferramenta é possível ter uma estratégia de crescimento bem estruturada para a empresa.

Deixe um comentário