Em Caraguatatuba, professor Bigode apresenta sua metodologia diferenciada para o ensino da Matemática em curso para professores da rede municipal
Antonio José Lopes, o famoso professor Bigode, que ensina matemática de uma forma irreverente e dinâmica, esteve em Caraguatatuba para mostrar aos educadores do Ensino Fundamental das escolas municipais que a disciplina pode e deve ser apresentada aos alunos de maneira leve e prática. Ele é formador do curso de Matemática Lúdica, do projeto #EducaçãoTransformadora, oferecido aos professores pela Secretaria Municipal da Educação de Caraguatatuba, em parceria com a Planneta.
Autor e apresentador de séries de popularização da Matemática, como a Matemática em Toda Parte, o professor Bigode desenvolveu uma proposta diferenciada para estimular os alunos a pensar e raciocinar em matemática, ao invés da simples decoreba. Para ele, a disciplina deve ser algo familiar, que faça sentido quando associada ao dia a dia, para que, dessa forma, o aluno aprenda a conversar com a linguagem matemática.
“A matemática precisa ser relacionada a outras informações. Matemática não tem que ser só matemática, desassociada do mundo. A matemática está em tudo. É preciso conectar a matemática com outras coisas, para que ela se torne interessante”, explica o professor, pontuando que a base para sua proposta de ensino diferenciado são parâmetros da matemática já discutidos desde os anos 1950, mas que ainda não são praticados ainda em muitas escolas.
“Saí do curso com uma visão renovada e um novo conceito sobre a importância da linguagem matemática e a forma como devo apresentar o conteúdo aos meus alunos. Certamente vou tornar meus métodos de ensino mais práticos, intensificando a atenção ao significado do conteúdo abordado em sala de aula”, disse Sérgio Kamiyama, professor na EMEF Professora Maria Thereza De Souza Castro.
Os conceitos do professor Bigode ratificaram o novo olhar que a Secretaria de Educação de Caraguatatuba tem lançado sobre o ensino da matemática para os alunos da rede municipal. Desde agosto, quando o projeto #EducaçãoTransformadora foi implantado, os educandos têm participado de atividades inovadoras, que incluem o uso de diversos recursos pedagógicos. A intenção é estimular o raciocínio por meio de estratégias criativas, jogos e brincadeiras que envolvem números, facilitando, assim, a assimilação dos conceitos matemáticos. Dessa forma, eles conseguem argumentar e levantar hipóteses em torno de desafios matemáticos apresentados por meio de uma metodologia bem lúdica.
A oficina de Metodologia Lúdica de Matemática acontece uma vez por semana, além das aulas da matriz curricular, para os alunos do Ensino Fundamental.