Escolas de Lorena recebem o Caminhão da Boa Energia da EDP
Lorena é a segunda cidade do Vale do Paraíba a receber, este ano, o Caminhão da Boa Energia, laboratório itinerante do projeto Boa Energia nas Escolas da EDP. Na semana entre 19 e 23 de agosto, mais de 2.600 alunos e 60 professores de 10 escolas municipais serão beneficiados pelo projeto, que leva conceitos sobre eficiência energética de forma lúdica e divertida.
Desde o início de 2024, alunos de mais de 80 escolas de toda a área de concessão no Estado de São Paulo já passaram pelo laboratório itinerante da EDP.
O projeto da distribuidora de energia faz parte do Programa de Eficiência Energética da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e mantém um alinhamento com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas), em especial os de números 4 (Educação de Qualidade), 7 (Energia Limpa e Acessível) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis).
“Lorena é a segunda cidade da região a receber a visita de nosso caminhão. Teremos uma semana rica em vivências para a comunidade escolar, com brincadeiras e muito aprendizado”, afirma Roberto Miranda, gestor da EDP.
De acordo com o gestor, os recursos audiovisuais, maquetes e experimentos interativos do caminhão permitem que os alunos aprendam, na prática, como podem preservar os recursos naturais e garantir uma maior eficiência energética em suas residências e na comunidade em geral.
Confira abaixo o cronograma de visitas e instituições contempladas:
- 19/08 – CIEJAP Milton Ballerini, EM Profa. Hermínia Figueira de Azevedo Almeida e Centro de Recursos Especiais
- 20/08 – EM Profa. Aparecida Machado G. de Oliveira Cruz e EM Profa. Maria José da Cunha Senne
- 21/08 – EM CAIC Libero Laurindo e EM Papa João Paulo I
- 22/08 – EM Horacio Victor Bastos e EM Padre João Renaudin de Ranville
- 23/08 – EM Prof. Ruy Brasil Pereira
Saiba mais a respeito das atividades que o caminhão-laboratório oferece:
– Painéis Interativos de Eletrodomésticos – quatro painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para disseminação do bom uso da energia elétrica.
– Painéis Interativos de Equivalências – três painéis no formato de quebra-cabeça estimulam a interatividade para mostrar o quanto consomem os principais equipamentos de casa ao longo do mês.
– Gerador de Van der Graff – produz o efeito de arrepiar os cabelos de quem tocar na cúpula isolada da terra, pois o cabelo fica eletrizado com cargas da mesma polaridade, que consequentemente se repelem;
– Globo de Plasma – experimento que mostra como uma pessoa passa a ser um condutor elétrico;
– Bicicleta Geradora de Energia – ao pedalar uma bicicleta ergométrica, o esforço transforma energia mecânica em energia elétrica e a energia produzida acende lâmpadas de LED;
– Anel Saltador – o campo magnético da bobina induz uma corrente elétrica no anel, produzindo assim um campo magnético ao redor do anel.
– Arco Voltaico / Chispa – um arco voltaico é resultante de uma ruptura de um gás a qual produz uma descarga, simulando a energia em movimento.
– Pilha Humana – quando encostamos as mãos sobre as placas, fechamos através do nosso corpo um circuito eletrolítico capaz de gerar uma corrente elétrica.
– Comparativo entre Lâmpadas – o experimento simula o consumo e a luminosidade entre uma lâmpada fluorescente compacta e uma lâmpada de LED.
– Sistema de Geração Fotovoltaica – placas de geração de energia utilizam a energia do Sol para gerar parte da energia elétrica que é usada no caminhão.
Crédito da imagem: Divulgação/ EDP