Ilhabela recebe o espetáculo O Jardim do Imperador, da Cia. pelo Cano
Comemorando 20 anos de existência, a Cia. Pelo Cano inicia a circulação do espetáculo infantil “O Jardim do Imperador” por 5 cidades do Estado de São Paulo. Nos dias 23 e 24, sexta e sábado, o espetáculo será apresentado gratuitamente para o público em geral no Espaço Cultural Pés no Chão, em Ilhabela. O espetáculo é inspirado no conto tradicional chinês “Sementes da verdade”, também conhecido pelo nome de “O Pote Vazio”. Nesta história, um imperador, chegando ao final de sua vida, busca encontrar um sucessor. Para isto, propõe uma competição de plantio entre as crianças dos povoados: entrega uma semente a cada uma, e aquela que provar que fez o melhor possível dentro de um ano, o sucederá.
Sucesso de público e crítica, “O Jardim do Imperador” foi indicado a 3 categorias do Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2017, dentre eles o prêmio sustentabilidade – pela sensibilidade e graça ao defender os cuidados com a natureza e importância vital de cultivar as áreas verdes do planeta. Seu cenário é vivo, composto por vários tipos de ervas aromáticas e medicinais, e convida o público a uma viagem sensorial de aromas e texturas. As plantas assumem um papel protagonista no espetáculo, propiciando a vivência de um outro tempo, o de cultivar, de cuidar, da paciência, da delicadeza e da espera.
“O Jardim do Imperador” possui classificação livre e é dirigido a crianças a partir dos 05 anos e ao público em geral. As apresentações contarão com intérprete de Libras e um mediador para receptivo de público autista e PCDs. Também será oferecida uma oficina de aprimoramento de números circenses, destinada aos artistas da cidade, e ministrada por Vera Abbud e Paola Musatti, atrizes e criadoras do espetáculo.
Sobre a Cia. Pelo Cano
A Cia Pelo Cano comemora, em 2024, 20 anos de existência e pesquisa na palhaçaria feita para crianças e jovens. É formada por Paola Musatti e Vera Abbud, profissionais que
atuam na palhaçaria há 30 anos. Juntas, dividiram o palco nas apresentações da Cia. Cênica Nau de Ícaros, Parlapatões e Jogando no Quintal. Hoje atuam como palhaças nos Doutores da Alegria e no coletivo Sampalhaças.
Atualmente a Cia. Pelo Cano conta com um repertório de 5 espetáculos: “Pelo Cano” (2004, supervisão de Fernando Sampaio), “Show Dela” (2011, supervisão de Domingos Montangner), “Pé de Palhaça” (2016), “O Jardim do Imperador” (2017) e “Parapapel” (2021, com direção de Ronaldo Aguiar).
A Cia Pelo Cano apresentou-se em importantes festivais dentro e fora do Brasil, como o Circuito Cultural Paulista, Festival Int. de Circo do Brasil (Recife), 13o FENATIFFs e Festival Paulista de Circo. Internacionalmente, já foram realizadas apresentações na
Colômbia, no Chile, na Argentina e na Áustria.
Ficha técnica
Direção: Cia Pelo Cano
Concepção: Vera Abbud
Elenco: Paola Musatti e Vera Abbud
Cenário: Cia Pelo Cano
Cenotécnica: Onozone Studio – Fernando Bretas
Figurino: Daniela Garcia
Iluminação: Lica Barros
Técnico de montagem: Paulo Pellegrini
Fotografia: João Caldas
Vídeo: Bruta Flor Filmes
Produção executiva: Caruá Produções
Assessoria de Imprensa: André Moretti
Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativa
Governo do Estado de São Paulo
Realização: Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal
SERVIÇO
Onde: Espaço Cultural Pés no Chão – Rua Macapá, 72 – Barra Velha
Quando: 23/8, às 08h30 e às 13h30 // 24/08, às 19h
Para quem: Livre
Quanto: Grátis
crédito da foto: João Caldas.