Taubaté e Jambeiro recebem o projeto BikeCine
Cinema totalmente movido a bicicletas! Chega ao Brasil um novo conceito de cinema, unindo entretenimento, sustentabilidade e esporte. O BikeCine é um cinema itinerante, ao ar livre, que funciona apenas com energia limpa e sustentável, gerada pelo próprio público, pedalando. No sábado, 6 de abril, o projeto estreia em Taubaté, na Praça Santa Terezinha. Domingo, dia 7, em Jambeiro, na Praça Almeida Gil. As sessões do BikeCine são gratuitas e têm patrocínio da EDP, distribuidora de energia elétrica do Vale do Paraíba.
A programação nas duas cidades abre com a exibição de uma seleção de filmes curta-metragem variados, com recursos de acessibilidade. Em seguida, será exibido o longa-metragem de animação, “Encanto”, um divertido musical para todos os públicos. Os ingressos on-line ficam disponíveis para o público pelo site https://bikecine.com.br/. Haverá também cota com distribuição presencial, uma hora antes do evento.
O BikeCine está circulando por dez cidades do Vale do Paraíba. Em março, as sessões aconteceram em Roseira (22), Canas (23), Cachoeira Paulista (24) e Tremembé (30). No mês de abril, é a vez de Taubaté (06/04), Jambeiro (07/04), Aparecida (11/04), Lorena (14/04), Potim (18/04) e Santa Branca (19/04).
Como funciona o BikeCine
O público pode escolher de onde assistir aos filmes: na plateia de cadeiras ou pedalando nas estações de bicicletas, participando ativamente.
São 12 bicicletas fixas e quatro bases para acoplar as “bikes” trazidas pelo próprio público, totalizando 16 estações que captam a energia gerada pelos ciclistas. Também é possível colaborar pelo “pedal de mão”, ideal para diversão das crianças, idosos e pessoas com mobilidade reduzida, promovendo maior acessibilidade. O BikeCine é para todos.
A energia gerada é consumida no momento e, quanto mais rápidas forem as pedaladas, maior é a energia produzida. Um sinalizador exibe a carga de energia em tempo real e avisa se for preciso pedalar mais. Se baixar, os ciclistas são estimulados ou convidados ao revezamento durante as sessões.
Tecnologia também nas imagens
A exibição dos filmes no BikeCine é feita na tela inflável da Airscreen, equipamento com tecnologia de ponta, que oferece projeção de alta qualidade ao ar livre. Tudo para garantir a melhor experiência ao público.
“É uma grande alegria estrear este projeto que reúne tantas pautas que consideramos importantes para a população e para o planeta. Cultura, entretenimento, bem-estar, mobilidade, sustentabilidade, conscientização e inclusão estão entre os temas que queremos discutir com o BikeCine.”, conta Marco Costa, idealizador do BikeCine.
“Entendemos que é necessário estimular a consciência sobre o uso sustentável e seguro da energia desde a infância e em toda a família, e acreditamos que o projeto BikeCine contribui para ampliar este entendimento. Além disso, a ação fomenta a cultura e o esporte. Estamos muito felizes em trazer esta iniciativa para os municípios de nossa atuação “, destaca Dominic Schmal, diretor de ESG da EDP Brasil.
Para reforçar a temática da segurança com energia elétrica, as crianças presentes nas sessões do BikeCine receberão uma cartilha com atividades lúdicas para aprender e brincar.
Van da Boa Energia e dicas de segurança
Nas sessões em Taubaté, Aparecida, Potim e Santa Branca, a EDP estará, das 9h às 15h, com a Van da Boa Energia próximo ao local em que acontecerá o BikeCine. A unidade volante de atendimento evita que os clientes tenham que se deslocar até uma agência física da distribuidora para realizar solicitações e serviços. É possível tratar de diferentes assuntos como cadastro na Tarifa Social de Energia Elétrica, impressão de 2ª via da conta de luz, solicitações de religação, negociação de dívidas, troca de titularidade da fatura, entre outros.
O BikeCine é uma experiência cultural colaborativa, ecológica, inclusiva e diferenciada. O projeto tem parceria de desenvolvimento com os já bem-sucedidos cinemas ao ar livre, o Cine Autorama e o CineSolar.
O BikeCine em Taubaté e Jambeiro é viabilizado por meio do ProAC, com patrocínio da EDP, apoio da Prefeitura de Taubaté e Prefeitura de Jambeiro, correalização Efecto Cine e realização BikeCine e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
Instagram: @bikecine
Serviço
BikeCine em Taubaté
Data: 6 de abril de 2024 (sábado)
Horário: 19h (sessão de curtas com acessibilidade) e 20h (longa-metragem)
Local: Praça Santa Terezinha, centro
BikeCine em Jambeiro
Data: 7 de abril de 2024 (domingo)
Horário: 18h30 (sessão de curtas com acessibilidade) e 20h (longa-metragem)
Local: Praça Almeida Gil
*Em caso de chuva: Ginásio do Carlão (Rua Antônio de Castro-Leite s/n)
Capacidade: 150 lugares em cadeiras, 12 bikes fixas e 4 estações disponíveis para o público acoplar a própria bicicleta.
Ingressos: entrada gratuita
50% dos ingressos ficam disponíveis para reserva on-line no https://bikecine.com.br e 50% são distribuídos presencialmente, a partir de 1 hora antes.
Programação de filmes: sessão de curtas-metragens e Encanto.
Longa-metragem:
Encanto
(de Byron Howard e Jared Bush – EUA – 2021 – Animação/Família/Fantasia/Musical – 1h49m – Livre)
Sinopse
A animação da Walt Disney Animation Studios, conta a história da família Madrigal que vive escondida nas montanhas da Colômbia, em uma casa mágica e rodeada por uma cidade vibrante chamada “Encanto”. A magia presenteou diversas gerações da família com um dom único. Todos, exceto Mirabel. Mas, quando ela descobre que esta magia pode estar em perigo, pode ser a única esperança de sua família excepcional.
+ Sobre o BikeCine
Energia limpa. Ao invés do cinema consumir energia para funcionar, são as pessoas que geram energia com seu corpo. Toda a eletricidade necessária para cada sessão do BikeCine acontecer, seja inflar e sustentar a tela, projetar o filme, o sistema de som e demais equipamentos, são exclusivamente gerados a partir das pedaladas do público nas bicicletas. Energia limpa que não emite poluentes e não causa impactos negativos à natureza, contribuindo para a sustentabilidade do planeta. No BikeCine, a energia humana se transforma em energia elétrica, em cinética, gerada pela força motriz do movimento do pedal. Todo o sistema consome cerca de 2500 watts por hora, já cada ciclista gera 200 watts, em média. Pensando no planeta e no bem-estar. Além da diversão, o BikeCine busca promover a consciência ambiental, pela utilização da energia sustentável participativa, o espectador é convidado a refletir sobre o uso e consumo energético, e as formas renováveis disponíveis. Incentiva ainda, a colaboração coletiva e o uso da bicicleta como meio de transporte não só para ir ao evento, mas também em seu deslocamento no dia a dia. Uma reflexão sobre mobilidade urbana, além da importância do exercício para uma vida saudável.
Sobre a EDP no Brasil:
O grupo EDP atua em quatro regiões mundiais – América do Norte, Ásia Pacífico, Europa e América Latina – e está presente no Brasil há mais de 27 anos. Suas empresas, EDP Brasil e EDP Renováveis Brasil, possuem a segunda maior operação do grupo, com mais de 12 mil colaboradores diretos e terceirizados no país. Atua nos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia, além de desenvolvimento, construção e manutenção de ativos eólicos, solares e hidrogênio verde. A EDP oferece ainda soluções de energia voltadas ao mercado B2B, como geração solar distribuída, mobilidade elétrica e venda de energia no mercado livre. Em distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo. Referência em ESG, a EDP voltou a ser reconhecida como a empresa elétrica mais sustentável do mundo pelo índice Dow Jones, além de ter sido incluída no índice de Igualdade de Género da Bloomberg, além de ter sido eleita por quatro anos consecutivos a empresa mais inovadora do setor elétrico brasileiro pelo Valor Econômico.