EDP se mobiliza para atender as famílias do Litoral Norte de São Paulo
Desde a noite do último sábado, 18 de fevereiro, as cidades do Litoral Norte do Estado de São Paulo foram atingidas por fortes chuvas que ocasionaram inúmeros alagamentos, deslizamentos de terra e interdição de estradas e rodovias que dão acesso à região.
Os municípios de Caraguatatuba e São Sebastião, área de concessão da EDP, receberam cerca de 680 mm de chuva em 24 horas que, segundo o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), é o volume equivalente ao esperado para 90 dias de chuva. Diante deste cenário, moradores e turistas ficaram desabrigados, sem alimentos, água potável e comunicação. Os deslizamentos e alagamentos provocaram o rompimento e a interrupção da energia na região. Até o momento, foram registradas 44 mortes, 1.730 pessoas desalojadas e 766 desabrigadas.
No início da tarde desta terça-feira (21), 97% dos clientes atendidos pela EDP no litoral estão com o serviço normalizado. Parte das interrupções de energia foram solicitadas pela Defesa Civil para garantir a segurança da população em áreas de risco, uma vez que ainda há locais com dificuldade de acesso pelas equipes. No entanto, tão logo haja um ambiente seguro e a autorização da Defesa Civil, as equipes da EDP estão prontas para realizar a energização destas áreas.
Para atender todas as demandas da população, a EDP se uniu à Defesa Civil e aos órgãos estaduais e federais, e deslocou um contingente de cerca de 100 profissionais para agilizar o restabelecimento completo do fornecimento de energia aos seus clientes. Hoje, a companhia possui em campo 31 equipes atuando, sendo 26 equipes pesadas – para prestação de serviços como troca de poste, cabo rompido, retirada de árvores da rede e troca de transformadores – manutenções que demandam um tempo maior de execução e necessitam de ferramental e veículos especializados para esse atendimento. Dado o deslocamento de várias unidades adicionais para as cidades afetadas e devido ao estado de calamidade, os municípios estão sem hotéis e pousadas para alojamento das equipes da EDP. Alguns times estão alojados em escolas em conjunto com os bombeiros que atuam na região.
A EDP se solidariza com todas as famílias do litoral norte de São Paulo e informa que continua trabalhando intensa e ininterruptamente, mobilizando equipes técnicas e voluntárias dedicadas para acesso à energia e apoio a todos.
Desde o início da tragédia, quando se comprovou a gravidade da situação, a EDP se mobilizou para realizar doações aos municípios atingidos. O objetivo desta ação é tentar amenizar a situação das famílias que tiveram que deixar suas casas e estão desabrigadas. Em 3 dias, a companhia realizou doações de água potável, itens de limpeza, material de higiene e roupas, doações estas que foram recebidas pessoalmente pelo Prefeito e Primeira Dama de São Sebastião.
Neste momento, a EDP aproveita para reforçar seus princípios de segurança, um alerta importante para toda a população: ao avistar fios caídos, cabos partidos ou queda de postes e árvores, JAMAIS se aproxime.
Mantenha distância e acione imediatamente a EDP através de seus canais de atendimento: 0800 721 0123 ou WhatsApp: (11) 93465-2888.