Primeiro sistema de pedágio Free Flow no Brasil existente dentro de um marco regulatório será implementado pela Kapsch TrafficCom na BR 101 | Rio-Santos, trecho administrado pela CCR Rio-SP

Primeiro sistema de pedágio Free Flow no Brasil existente dentro de um marco regulatório será implementado pela Kapsch TrafficCom na BR 101 | Rio-Santos, trecho administrado pela CCR Rio-SP

O próximo ano traz novidades para a mobilidade nas rodovias brasileiras. Com previsão de início para março de 2023, começarão a operar no Brasil os primeiros pontos de cobrança de pedágio com o sistema Free Flow na rodovia Rio-Santos (BR-101 entre Ubatuba/SP — Rio de Janeiro/RJ), trecho sob concessão da CCR RioSP. Com tecnologia e inovações de ponta, a companhia austríaca realizará um marco para mobilidade no país, o que poderá mudar o perfil do setor, ampliando o número de concessões economicamente mais viáveis e inteligentes.

“Na América Latina, participamos ativamente do programa de concessões no Chile, com a nossa tecnologia de pedágio Free Flow, e fizemos as primeiras implementações no Equador. Agora estamos muito contentes em trabalhar com o Grupo CCR, para trazer esta tecnologia também ao Brasil e, assim, melhorar cada vez mais a mobilidade nas estradas do país, afirma Ramiro Virreira, Vice-Presidente da Kapsch para Argentina, Brasil, Chile e Colômbia.

Este tipo de sistema, segundo a companhia, encontra-se amplamente estabelecido na Europa e Estados Unidos, onde praticamente já não existem as cabines de pedágio. Também já se encontra implementado na Austrália e na Ásia.

“Nosso objetivo no Brasil é ampliar a presença de sistemas inteligentes de transporte e pedágio Free Flow em todo o país para melhorar a experiência dos usuários das estradas. Oferecer agilidade, segurança e qualidade nas viagens, tanto nos centros urbanos, como em rodovias, é a nossa expertise. Acreditamos que temos muito para agregar ao mercado brasileiro”, afirma Carlos Wiedmaier, Vice Presidente de Solution Consulting da Kapsch para a América Latina e maior referência no assunto na região.

“A Rio-Santos será a primeira rodovia do Brasil a contar com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas. A partir da experiência acumulada neste trecho, será possível expandir esse tipo de tecnologia para as demais rodovias e concessionárias”, diz Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.

 

Free Flow na prática

Diferentemente das tradicionais cabines de pedágio, o sistema Free Flow dispensa barreira, tornando a passagem fluída e sem redução de velocidade dos veículos. Com isso se reduzem as paradas e diminuição de velocidade necessárias em uma praça de pedágio, haverá a redução das emissões veiculares, e a poluição sonora nas zonas vizinhas. Com inovação de ponta, o sistema funciona através de pórticos instalados nas estradas, equipados com as câmeras, sensores e antenas Kapsch de última geração que possibilitam a identificação e a classificação dos veículos.

Para o projeto da Rio-Santos (BR-101 entre Ubatuba/SP-Rio de Janeiro/RJ), serão instalados três pórticos em um trecho aproximado de 200 Km da rodovia, próximos às cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Paraty. A detecção dos tags será através de leitores RFID (identificação por rádio frequência). Cada pórtico será equipado com sensores para a classificação dos veículos baseados na contagem de eixos.

“Estamos em um trabalho conjunto e contínuo com a CCR para construir um sistema adequado às especificidades do mercado brasileiro, com foco principal na melhor experiência para os clientes da rodovia”, afirma Wiedmaier, da Kapsch TrafficCom.

Compre para os seus jogos favoritos

Compra 100% segura
Powered by