Primeiro sistema de pedágio Free Flow no Brasil existente dentro de um marco regulatório será implementado pela Kapsch TrafficCom na BR 101 | Rio-Santos, trecho administrado pela CCR Rio-SP
O próximo ano traz novidades para a mobilidade nas rodovias brasileiras. Com previsão de início para março de 2023, começarão a operar no Brasil os primeiros pontos de cobrança de pedágio com o sistema Free Flow na rodovia Rio-Santos (BR-101 entre Ubatuba/SP — Rio de Janeiro/RJ), trecho sob concessão da CCR RioSP. Com tecnologia e inovações de ponta, a companhia austríaca realizará um marco para mobilidade no país, o que poderá mudar o perfil do setor, ampliando o número de concessões economicamente mais viáveis e inteligentes.
“Na América Latina, participamos ativamente do programa de concessões no Chile, com a nossa tecnologia de pedágio Free Flow, e fizemos as primeiras implementações no Equador. Agora estamos muito contentes em trabalhar com o Grupo CCR, para trazer esta tecnologia também ao Brasil e, assim, melhorar cada vez mais a mobilidade nas estradas do país, afirma Ramiro Virreira, Vice-Presidente da Kapsch para Argentina, Brasil, Chile e Colômbia.
Este tipo de sistema, segundo a companhia, encontra-se amplamente estabelecido na Europa e Estados Unidos, onde praticamente já não existem as cabines de pedágio. Também já se encontra implementado na Austrália e na Ásia.
“Nosso objetivo no Brasil é ampliar a presença de sistemas inteligentes de transporte e pedágio Free Flow em todo o país para melhorar a experiência dos usuários das estradas. Oferecer agilidade, segurança e qualidade nas viagens, tanto nos centros urbanos, como em rodovias, é a nossa expertise. Acreditamos que temos muito para agregar ao mercado brasileiro”, afirma Carlos Wiedmaier, Vice Presidente de Solution Consulting da Kapsch para a América Latina e maior referência no assunto na região.
“A Rio-Santos será a primeira rodovia do Brasil a contar com esse inovador método de cobrança eletrônica de tarifas. A partir da experiência acumulada neste trecho, será possível expandir esse tipo de tecnologia para as demais rodovias e concessionárias”, diz Eduardo Camargo, presidente da CCR Rodovias.
Free Flow na prática
Diferentemente das tradicionais cabines de pedágio, o sistema Free Flow dispensa barreira, tornando a passagem fluída e sem redução de velocidade dos veículos. Com isso se reduzem as paradas e diminuição de velocidade necessárias em uma praça de pedágio, haverá a redução das emissões veiculares, e a poluição sonora nas zonas vizinhas. Com inovação de ponta, o sistema funciona através de pórticos instalados nas estradas, equipados com as câmeras, sensores e antenas Kapsch de última geração que possibilitam a identificação e a classificação dos veículos.
Para o projeto da Rio-Santos (BR-101 entre Ubatuba/SP-Rio de Janeiro/RJ), serão instalados três pórticos em um trecho aproximado de 200 Km da rodovia, próximos às cidades de Itaguaí, Mangaratiba e Paraty. A detecção dos tags será através de leitores RFID (identificação por rádio frequência). Cada pórtico será equipado com sensores para a classificação dos veículos baseados na contagem de eixos.
“Estamos em um trabalho conjunto e contínuo com a CCR para construir um sistema adequado às especificidades do mercado brasileiro, com foco principal na melhor experiência para os clientes da rodovia”, afirma Wiedmaier, da Kapsch TrafficCom.