Copa São José de Bocha Paralímpica reunirá paratletas da categoria BC3 de várias equipes
São José dos Campos realiza no dia 16 deste mês a primeira edição da Copa São José de Bocha Paralímpica. O evento ocorrerá a partir das 9h no Ginásio de Esportes Delmar Buffulin, que fica na Rua Icatu, 930, no bairro Trinta e Um de Março, na região sul da cidade.
Organizada pela equipe APPD São José de Bocha Paralímpica e com o apoio da Prefeitura, a copa é destinada à categoria BC3, composta por paratletas com alto comprometimento motor, entre eles, Thutto Santos, um dos paratletas de destaques da equipe e patrocinado das Lojas Havan e Vinac Consórcios. Para ele, o torneio é a oportunidade de motivar outras pessoas com deficiência da região a praticar um esporte, de acordo com suas possibilidades, além de poder divulgar a modalidade na cidade.
“O esporte muda a vida de muitas pessoas com deficiência de várias formas, sejam aquelas que competem ou aquelas que praticam como atividade física”, comenta Thutto.
De acordo com o técnico da equipe joseense, Zezinho Guardia, o objetivo do torneio é popularizar a modalidade no Vale do Paraíba e assim conquistar novos praticantes e os paratletas serem cada vez mais competitivos e o esporte ser mais conhecido.
“A bocha paralímpica permite que pessoas com comprometimentos motores severos tenham uma atividade física, cognitiva e social muito importante para o desenvolvimento dessa pessoa”, comenta Guardia, que faz parte da comissão técnica da Seleção Brasileira de Bocha Paralímpica.
Além do time joseense, a Copa São José de Bocha Paralímpica terá a participação de paratletas das equipes de Taubaté, Barueri e da ADD da cidade de São Paulo e servirá de preparatório para a Seletiva Sudeste, que ocorrerá em setembro deste ano no Centro de Treinamento Paralímpico na capital paulista. Torneio este que concede vaga aos três primeiros colocados da categoria BC3 para o Campeonato Brasileiro, em Uberlândia (MG).
Durante a Copa São José, quem estiver presente poderá vivenciar a modalidade, além de conhecer paratletas das cidades convidadas. A previsão de término do torneio é às 16h.
#Colanabranca: Conheça mais um pouco da bocha paralímpica
RELEASE PARA A IMPRENSA
Destinada a pessoas com paralisia cerebral e com deficiências motoras severas, a partida de bocha tem como objetivo lançar as bolas coloridas (azuis e vermelhas) o mais próximo possível de uma bola branca (jack).
Para manter a competitividade entre os paratletas, todos são classificados em categorias de acordo com suas funcionalidades, conhecidas como classes. A bocha possui quatro, são elas:
● BC1: Opção de auxílio de ajudantes que podem estabilizar ou ajustar a cadeira do jogador e entregar a bola, quando solicitado.
● BC2: Não recebem assistência.
● BC3: Deficiências muito severas. Necessitam de um instrumento auxiliar para o lançamento e um assistente.
● BC4: Outras deficiências menos severas e não recebem assistência.
Na classe BC3, a qual pertencem os paratletas que participarão da Copa São José, existe a possibilidade do uso de um instrumento conhecido como “calha”, que impulsiona e direciona o lançamento da bola. Além disso, conta com auxiliar que vai posicionar o instrumento e as bolas antes da jogada.
A bocha paralímpica é uma das modalidades esportivas de São José dos Campos que recebem apoio da Vinac Consórcios, por meio da Lei de Incentivo Fiscal, da Prefeitura de São José dos Campos.