Instituto CCR e CCR RioSP oferecem apoio emocional para caminhoneiros, na Via Dutra
O Instituto CCR e a CCR RioSP está com ação gratuita no Programa Caminhos para a Saúde, localizado no km 82, sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP). O motorista profissional que passar pelo local poderá participar da Parada do Desabafo, uma estrutura especial de acolhimento, conversa e muito conforto, projetada para atuar em prol da saúde mental e emocional dos caminhoneiros. No espaço, que estará disponível nesta terça-feira, dia 22/03, e quarta-feira, dia 23/03, os profissionais do volante serão acolhidos para ouvir e oferecer aconselhamentos.
O objetivo da ação é atender motoristas em situação de vulnerabilidade emocional, como estresse, depressão, ansiedade, entre outras questões pessoais. O projeto também acolhe familiares e demais acompanhantes que estejam com os motoristas. Vale destacar que o Programa Caminhos para a Saúde respeita todas as informações obtidas e garante o sigilo do atendimento e a proteção de dados dos participantes.
“Recrutamos uma equipe de voluntários de várias idades para atender os caminhoneiros. São pessoas que venceram a depressão ou outros transtornos emocionais. Nada melhor do que desabafar com alguém que sabe do que estamos falando, e sabe na prática”, comenta Carlos Eduardo Ferreira de Souza, o Cadu, coordenador nacional do projeto pelo Instituto Help, parceiro do Instituto CCR nesta ação.
Atendimentos de saúde
Além desse serviço, o caminhoneiro poderá também realizar exames de enfermagem e passar por consulta odontológico. Esses serviços já são fixos no programa Caminhos para a Saúde. Os atendimentos dentários são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h. Já os atendimentos de enfermagem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As consultas médicas acontecem de terça a quinta-feira, das 13h às 16h.
O Programa Caminhos para a Saúde
O Instituto CCR, responsável pela gestão de investimento social do Grupo CCR, ampliou o seu tradicional programa ‘Estrada para a Saúde’, criado há mais de 20 anos. Inicialmente voltado ao acompanhamento da saúde dos caminhoneiros e caminhoneiras, o programa foi rebatizado em 2022, e, agora, se chama Caminhos para a Saúde, com o objetivo de expandir os serviços gratuitos de saúde para novos públicos.
Com a reestruturação, o programa passa a oferecer em novas ações serviços de saúde também para outros públicos, como ciclistas, motoristas e passageiros, além dos profissionais do volante, que serão alcançados com a realização de exames de saúde, apoio à saúde emocional, ações de segurança viária, além de campanhas e ações preventivas e de bem-estar.
Para os caminhoneiros e caminhoneiras, os atendimentos continuam ocorrendo em pontos fixos dos trechos das concessionárias CCR RioSP, CCR AutoBAn, CCR ViaOeste, e CCR ViaSul (consultório odontológico), além de itinerantes, na CCR SPVias e CCR ViaSul. Todos os serviços são realizados gratuitamente por uma equipe multidisciplinar.
Nesses pontos fixos, são oferecidos serviços variados, como consulta odontológica (tratamento preventivo, limpeza e restauração), exames de glicemia, colesterol e pressão arterial, acuidade visual, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e serviços como corte de cabelo, massagem bioenergética e cuidados com os pés.
Serviço de apoio emocional para caminhoneiros
Local: Programa Caminhos para Saúde, localizado no km 82 sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP).
Parada do Desabafo – terça-feira (22/03) e quarta-feira (23/3), das 10 às 15h.