Sesc São José dos Campos e Taubaté acolhem a segunda edição da ação em rede “Nós: criação, trabalho e cidadania” entre 18 e 27 de março
Em sua segunda edição – a primeira ocorreu no final de 2019 –, a ação em rede Nós: criação, trabalho e cidadania, realizada pelo Sesc São Paulo, tem, entre seus objetivos, dar destaque a iniciativas que fomentam a inclusão produtiva, a geração de renda e o desenvolvimento comunitário. Em 2022, a programação conta com a participação de 19 Unidades (capital, região metropolitana, interior e litoral), onde serão realizadas 40 atividades, presenciais e on-line, gratuitas, entre 18 e 27 de março.
A iniciativa acontece após uma percepção: a partir de 2020, com a necessidade do isolamento social imposto pela pandemia, empreendimentos e pequenos produtores se depararam com demandas concretas de inclusão e de ampliação de seu repertório digital para não apenas manter contato entre seus pares, mas, também, para seguir com trocas de saberes, criar alternativas de comunicação ou mesmo iniciar a comercialização de seus produtos nas redes sociais. Neste ano, e com o gradativo retorno das ações presenciais, os produtores retomam suas atividades e carregam consigo um conjunto de experiências que fortaleceram o trabalho coletivo e sua readequação à realidade virtual.
Nesse contexto, as atividades integram uma programação da qual participam coletivos de empreendedores de periferias, cooperativas, grupos de consumo, organizações sociais, empreendimentos comunitários e de povos tradicionais, valorizando a inserção produtiva e a diversidade cultural. Presentes na programação das unidades do Sesc ao longo de todo o ano, essas ações se intensificam no Nós: criação, trabalho e cidadania, fortalecendo a troca de experiências, pensamentos e questionamentos que possam, ao circular mais amplamente, se constituir como elementos catalizadores de transformações, construções de conhecimentos e projetos entre os participantes.
Protocolos sanitários
.Para ingressar nas unidades do Sesc no Estado de São Paulo é necessário apresentar comprovante de vacinação contra Covid-19 (físico ou digital) e um documento com foto:
Maiores de 12 anos devem apresentar o comprovante contendo as duas doses ou dose única da vacina
.A partir de 8/2/22, crianças de 5 a 11 anos devem apresentar o comprovante evidenciando UMA dose (conforme calendário do município).
.É obrigatório o uso da máscara cobrindo boca e nariz.
Para atividades com ingresso será necessário apresentar o QR Code na entrada da atividade.
NÓS: CRIAÇÃO, TRABALHO E CIDADANIA EM NÚMEROS
19 Unidades envolvidas, sendo:
9 na Capital e Grande São Paulo
10 – Interior e Litoral
40 atividades, sendo:
12 oficinas
9 feiras
8 cursos
7 rodas de bate-papo
4 intervenções artísticas
Para conferir a programação completa em todas as unidades, acesse www.sescsp.org.br/projetos/nos/
SESC SÃO JOSE DOS CAMPOS
Curso
POSICIONAMENTO ESTRATÉGICO PARA EMPREENDIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS
Apresentará conteúdos direcionados para o empreendedor social e cultural que pretende alcançar o posicionamento estratégico desejado a partir da comunicação digital nas redes sociais. Por meio de estudos de caso e atividades práticas, o participante terá acesso a ferramentas essenciais para desenvolver uma estratégia de posicionamento digital consistente com sua marca e coerente para a comunidade. Para grupo fechado de representantes de instituições do programa Mesa Brasil Sesc São José dos Campos e de representantes de empreendimentos e iniciativas do programa Sesc Empresa. Com Renata Freitas, designer focada em desenvolver estratégias de posicionamento de negócios, design de soluções inovadoras e comunicação estratégica com experiência no Brasil, Bolívia e Colômbia.
De 23/3 a 13/4, quartas, das 9h às 12h30
Local: Auditório
SESC TAUBATÉ
Curso
HORTA BIODIVERSA E APROVEITAMENTO MÁXIMO
Curso formativo com a cooperativa parceira do Sesc Taubaté, Amigos do Santa Tereza, que tem por objetivo incentivar e fornecer conhecimentos teóricos e práticos que incrementem o manejo da horta, auxiliando no aproveitamento dos vegetais produzidos tanto na subsistência das famílias quanto na destinação para beneficiamento e comercialização. Para ampliar as possibilidades de trabalho a partir da horta será feito um destaque para as PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais) tanto nas oficinas de identificação de espécies pouco convencionais e seu plantio, manejo e colheita, bem como o aproveitamento integral das mesmas e de todas as plantas da horta. Com Mato no Prato.
Serão 6 encontros:
Dia 4/3, sexta, das 14h às 16h30: Introdução às PANC e diagnóstico da horta
Dia 11/3, sexta, das 14h às 16h30: Identificação e catálogo das hortaliças
Dia 18/3, sexta, das 14h às 16h30: Cultivo e manejo da horta orgânica
Dia 25/3, sexta, das 14h às 16h30: Colheita e consumo seguro dos vegetais
Dia 1º/4, sexta, das 14h às 16h30: Manipulação adequada e beneficiamento
Dia 8/4, sexta, das 14h às 16h30: Produção, embalagem e comercialização
Locais: Espaço Vida do Sesc Taubaté e Cooperativa Amigos de Santa Tereza