Governo de São Paulo autoriza novas unidades do Poupatempo para o Vale do Paraíba e Grande SP
O Vice-Governador e secretário de Governo, Rodrigo Garcia, anunciou nesta quinta-feira (3), durante agenda em Guaratinguetá, no Vale do Paraíba, a implantação de cinco novas unidades do Poupatempo, sendo quatro delas para a região de São José dos Campos (Aparecida, Cachoeira Paulista, Cunha e Potim), e uma para Guararema, que fica na Região Metropolitana de São Paulo. Os futuros postos de atendimento terão instalações mais compactas e com foco no digital.
“Os postos do Poupatempo trazem os serviços públicos para mais perto da população. As novas unidades vão atender 150 mil pessoas, que poderão resolver suas pendências do dia a dia com mais praticidade e efetividade”, destaca Rodrigo Garcia.
Cada nova unidade conta com investimento de R$ 130 mil pelo Estado, e tem capacidade para realizar cerca de 130 atendimentos por dia. A viabilização dos projetos será feita por meio de convênios entre os governos estadual e municipal, cabendo às prefeituras a participação nas indicações e escolhas dos locais e infraestrutura dos imóveis. A parceria permite ainda a inclusão de serviços municipais nos canais digitais do Poupatempo.
“Nosso objetivo é levar o já reconhecido atendimento de excelência do Poupatempo para diversos municípios do estado, até mesmo os de menor porte. As novas unidades foram planejadas para funcionar em formato mais moderno e inteligente, com sistema Balcão Único e atendentes multitarefa”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Estado que administra o Poupatempo.
O Poupatempo tem 108 unidades em funcionamento no estado de São Paulo e, no momento, outras 122 seguem em processo de implantação. Até agora, a região de São José dos Campos tem 11 postos autorizados pelo plano de expansão do governo estadual. Já a Região Metropolitana de São Paulo, com a futura unidade de Guararema, passa a ter 15 postos anunciados.
“A parceria entre Detran/SP e Poupatempo proporciona mais comodidade aos cidadãos. Com as novas unidades, a população tem acesso a diversas opções, com serviços integrados em um único local. É ainda mais agilidade nos processos”, diz Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran/SP.