Concursos públicos: exames toxicológicos e aptidão física também podem ser eliminatórios
Se você está em busca de uma nova oportunidade de trabalho, ou da famosa estabilidade na carreira através dos concursos públicos, é bom ficar atento: alguns exames descritos no edital são obrigatórios e eliminatórios!
No decorrer deste ano espera-se um verdadeiro “boom” com a abertura de concursos públicos por todo o país nas mais diversas áreas, no entanto, além da matéria na ponta da língua é importante que a saúde também esteja em dia. Por isto, fique atento, alguns exames como toxicológicos e aptidão física podem ser exigidos no edital.
O alerta é do diretor da Soeclin Saúde em São José dos Campos/SP, Roberto Mantovani Jr., que ressalta a importância da leitura do edital na íntegra. “O exame toxicológico, por exemplo, aparece em vários editais como obrigatório, e são exigidos geralmente na etapa médica ou na fase final do certame. Mas, infelizmente, muitas pessoas não se atentam a isso e acabam perdendo grandes oportunidades”, diz.
A solicitação do exame toxicológico, segundo ele, é bastante comum em concursos para as Forças Armadas, polícias Militar e Civil, Guarda Civil, na área de saúde em geral, assim como também para alguns órgãos públicos. “Um exemplo é o último concurso da Prefeitura de Caraguatatuba, no Litoral Norte, em que as entregas dos exames toxicológicos foram solicitadas para o final deste mês de janeiro.”
Para o diretor, assim como a pessoa estuda para a prova, é necessário que também se prepare para os exames de saúde, já que em alguns casos há exigências para a coleta do material. Geralmente os editais pedem exames toxicológico de larga janela de detecção ou exame de queratina, que é o mesmo procedimento, podendo ser de 90 ou 180 dias. “Para a coleta do cabelo, o fio deve estar com no mínimo três centímetros de comprimento (90 dias) ou seis centímetros (180 dias)”, esclarece. Já para a coleta de pelos do corpo, como tórax, penas e braços, não há exigência do comprimento.
Uma dúvida bastante comum entre os participantes dos concursos, segundo Mantovani, é em relação aos produtos utilizados nos cabelos antes da coleta. “Gel de cabelo, tinturas ou shampoos não influenciam o resultado, porém deve-se evitar cabelos molhados e apliques”, explica.
APTIDÃO FÍSICA – Mantovani enfatiza ainda que, outra solicitação muito corriqueira em concursos, principalmente nos editais do Corpo de Bombeiros, são as comprovações física, ou o chamado Exame de aptidão física. “Ter aptidão física e mental para o exercício das atribuições do perfil profissional, pode ser um dos requisitos básicos para a contratação”.
A Soeclin Saúde é especializada e faz avaliações clínicas para os concursos. Entre os principais exames complementares solicitados pelo médico examinador estão: eletrocardiograma, espirometria, teste ergométrico e exames laboratoriais. “Os concursos são diferentes um dos outros e podem mudar o tipo de droga solicitada quando toxicologico ou o tipo de exame complementar solicitado quando aptidão física. Por isto, a leitura e avaliação de cada edital na íntegra é primordial!”.
Na Soeclin, acrescenta, após o médico definir os exames necessários, é feito o agendamento para comparecimento e realização dos mesmos na clínica. “Inclusive, trabalhamos com médicos especialistas nas áreas da cardiologia e neurologia para laudar os resultados dos exames realizados utilizando a Telemedicina. Que é uma grande aliada da saúde nos dias modernos”, ressalta o diretor.
Outro fator que merece atenção é não deixar para a última hora e, principalmente, verificar o prazo de entrega dos resultados dos exames: “A Soeclin entrega todos os resultados em no máximo sete dias, inclusive o exame toxicológico, o que em alguns locais pode-se chegar a 25 dias, compara o diretor. A concorrência em concursos é grande e qualquer descumprimento do edital pode dar a vaga para outra pessoa. Fique atento para não deixar seu sonho escapar!”.
SERVIÇO – A Soeclin Saúde está localizada à Rua Helena Tirello Alvarenga Souza, número 129, no bairro Palmeiras de São José, em São José dos Campos. De fácil acesso para quem vem do Rio ou de São Paulo, próximo ao viaduto Johnson. Informações: Insta (@soeclin.saude), Face (SOECLIN – Saúde Ocupacional e Especializada) e Whats: (12) 4141 2824.