Os novos presentes do Papai Noel

Se tem uma coisa que o Papai Noel está acostumado a ouvir são pedidos de Natal. Todo ano, centenas de pessoas vêm até o Colinas Shopping para ter um momento de conversa com o Bom Velhinho – você leu bem: “pessoas”, não só crianças. Os pedidos de presentes vêm de todas as idades, preços e cheios de motivos. Em 2021, curiosamente, o pedido que o Papai Noel mais ouviu não pode ser encontrado nas lojas e reflete o momento em que o mundo está vivendo: saúde!

“Eu nunca tinha visto isso”, conta o Bom Velhinho, que neste ano é representado por Elias Cassemiro de Barros no Colinas Shopping. “Estou acostumado a ver adultos pedindo por saúde, mas neste ano, conversei com crianças de quatro, cinco anos de idade que pediram que a família estivesse saudável neste Natal. Elas acreditam que eu possa dar esse presente a elas.”

E por acreditar que um pedido feito ao Papai Noel é quase uma garantia, o Bom Velhinho tem virado também terapeuta nas horas de trabalho. “Tem gente que vem desabafar sobre a vida, dizer o que gostaria que melhorasse neste Natal. E a gente escuta. Tem muita história que precisa ser ouvida.”

É claro que os pedidos de presentes continuam acontecendo o tempo todo, ainda que com menor intensidade que nos anos anteriores, mas até para isso o Papai Noel do século 21 precisa se adaptar. “Quando a criança me pede uma massinha, já acho impressionante, porque hoje o que eles querem, muitas vezes, tenho dificuldade de entender, de saber o que é”, brincou Noel. Sabe sobre o que ele fala? Tablets, jogos, celulares.

A procura por aparelhos eletroeletrônicos tem aumentado desde o início da pandemia, quando as pessoas precisaram ficar mais em casa, e isso refletiu no preço desses produtos. Segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) do IBGE, que calcula a variação dos preços a partir da inflação, os eletrônicos acumulam alta de 10,74% em 2021 e registraram aumento de 12,65% em relação ao mesmo período em 2020. Curiosamente, os brinquedos, que antes eram os pedidos preferidos das crianças, subiram abaixo da inflação, e ficaram em 8,96%.

Outras opções

A sugestão é apostar nos presentes que registraram queda ou pouca variação nos preços durante o ano. Apenas três produtos ficaram abaixo da inflação, segundo o IPCA. São eles: perfumes (-6,75%), óculos (-1,56%) e notebooks (-0,7%); já os que tiveram alta menor que a inflação foram as maquiagens (4,11%), livros não didáticos (4,4%), roupas infantis (6,51%) e femininas (7,7%) e brinquedos (8,96%).

Os produtos que tiveram a maior alta na variação acumulada entre dezembro de 2020 e novembro de 2021 foram as TVs (22,35%) e vídeo games (18,65%). Jóias registraram alta de 13,64%, aparelhos eletroeletrônicos, 12,65%, bicicletas, 11,55%, e roupas masculinas, 10,92%.

Compras de Natal

Na hora de realizar as compras de Natal, a dica é evitar deixar para a última hora e sempre pesquisar. Aproveite as promoções das lojas do Colinas Shopping e não esqueça que o Papai Noel continua na praça de eventos, sentado em sua poltrona e pronto para ouvir pedidos e receber cartinhas até o dia 23, das 13h às 21h, e no dia 24, até as 18h.