Colégio Mater Dei: Estudantes do 6° ao 9° ano apresentam soluções digitais para A Nova Corrida Espacial no Hackathon 2021

De 25 a 29 de outubro, os alunos do Fundamental II do Colégio Mater Dei de São José dos Campos participaram da 3ª edição do Hackathon, iniciativa que desenvolve o aprendizado computacional, criatividade, empreendedorismo, cultura maker, autonomia, cooperação e pensamento crítico e científico.

Na maratona 2021, os estudantes foram desafiados a elaborar soluções para A Nova Corrida Espacial utilizando gamificação através do aplicativo Scratch.

Batalha entre foguetes e chuva de meteoros como obstáculo até chegar a Marte, salvar a Terra da contaminação do lixo espacial e uma corrida até o planeta vermelho percorrendo um labirinto repleto de alienígenas foram alguns dos temas abordados nos jogos.

 

A programação

No primeiro dia, as 31 equipes, com quatro estudantes cada uma, apresentaram seus gritos de guerra e adereços. Com o suporte dos professores de Educação Física, os alunos participaram de uma atividade diferente para aquecer os motores e dar início à maratona.

No dia 26, foi dada a largada para a competição. Nessa etapa, os estudantes elaboraram estratégias aplicando conceitos de Design Thinking para a criação dos jogos na plataforma Scratch. Pesquisas, entrevistas, debates e storyboard foram as ferramentas utilizadas no processo.

Na quarta (27) e quinta (28), os grupos ficaram responsáveis por criar um texto explicativo sobre a solução, que serviria de base para a apresentação do pitch para uma banca examinadora composta por profissionais de educação e tecnologia educacional de outras instituições, na sexta-feira (29).

O último dia da Corrida Espacial foi marcado pela exposição e avaliação dos projetos. “Em um mundo de mudanças rápidas, agir com criatividade é uma habilidade necessária. Ficamos muito felizes em presenciar o envolvimento de todos os nossos alunos e encerrar o Hackathon 2021 com a sensação de dever cumprido: estamos ajudando a desenvolver cidadãos pensantes e criativos”, conclui Alessandra Prata, Diretora do Colégio Mater Dei de São José dos Campos.