Pesquisa aponta que 58% dos pneus de caminhões e carretas que trafegam pela Via Dutra são reformados
Cerca de 58% pneus de caminhões e carretas que trafegam diariamente pela Via Dutra, principal rodovia do país e que liga São Paulo e Rio de Janeiro, são reformados. É o que aponta uma pesquisa realizada pelo Programa Estrada para a Saúde, em 138 veículos, entre caminhões e carretas, que passaram pela ação mensal de ‘check-up’ dos itens de segurança dos veículos realizada pela CCR NovaDutra e o Instituto CCR.
Em alguns casos, quando os materiais utilizados nos pneus reformados não possuem procedência, há risco de acidentes na rodovia, já que podem desprender da estrutura do pneu causando alguma ocorrência ou até mesmo instabilidade do veículo.
Para a reforma do pneu, é preciso atender às regras estabelecidas pelo estatuto do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
Pontos de atenção com os pneus
Os motoristas de caminhões e carretas precisam estar atentos ao desgaste dos pneus, já que é proibida a circulação dos pneus inferior a 1,6mm;
Os pneus reformados precisam ter o ‘Selo de Identificação de Conformidade’ do Inmetro, constando qual o tipo de serviço feito (recapagem, remodelagem ou recauchutagem).
Nova data para o ‘check-up’
Diante da importância da avaliação dos itens dos veículos e para a conscientização dos motoristas, será realizada nova ação de ‘check-up’, nesta quarta-feira (18 de agosto) e quinta-feira (19 de agosto), em Roseira (SP), no espaço do Programa Estrada para a Saúde.
O objetivo é orientar e conscientizar os motoristas quanto à manutenção preventiva dos seguintes itens: pneus, rodas, iluminação, sinalização, freios, direção, emissões, eixos e suspensão. Todos os serviços são gratuitos e não precisam ser agendados. Durante o atendimento serão distribuídas máscaras descartáveis aos motoristas.
SERVIÇO
Check-up dos caminhões e carretas
Data: dias 18 e 19 de agosto, das 9h às 16h.
Onde: Programa Estrada para a Saúde, no km 82 sentido Rio de Janeiro, em Roseira (SP).