Última semana das férias escolares: aproveite para brincar com as crianças
Para aproveitar a última semana das férias escolares e estimular as crianças a brincarem e desenvolverem habilidades básicas para o dia a dia, os pais e/ou cuidadores podem fazer tarefas recreativas, principalmente para aquelas que estiverem em isolamento social.
Segundo a professora do curso de Pedagogia na Faculdade Anhanguera, Cláudia Meire Rodrigues, que é pedagoga, psicopedagoga e mestre em Linguística Aplicada, o lar também pode ser um ambiente potente para a aprendizagem das crianças. Ela explica que para ocorrer esse processo de ensino, as famílias podem usar a criatividade e a diversão, por meio das brincadeiras com objetos e brinquedos que têm disponíveis.
Cláudia afirma que aproveitar os momentos do cotidiano como a hora das refeições, a organização da casa e as conversas entre os familiares também podem servir de estímulo. Assim como, apreciar os fenômenos da natureza vistos por outra perspectiva, como pela janela, pode trazer ensinamentos à criança. “Observar plantas, a chuva ou o sol, o amanhecer ou entardecer e anoitecer, são sutilezas da vida que ensinam sobre a importância da preservação e cuidado com o meio ambiente, por exemplo. Esses momentos são ricos em experiências, proporcionam vínculo afetivo, percepções sensoriais e memórias, além de desenvolver a linguagem e o raciocínio”, afirma.
A especialista diz que é importante pensar no que é possível as crianças fazerem de acordo com a idade em que estão. “Se já puderem, podem preparar alguma refeição ou bolo para aguardar o tempo de feitio para depois saborear.”
Outra dica é proporcionar momentos de lazer com brincadeiras, jogos, música, dramatização ou desenhos. Cláudia ressalta que envolver a criança no planejamento da brincadeira faz parte do aprendizado. “O processo é construído nos momentos em que participa ativamente do próprio aprendizado, mediante a experimentação, investigação, estímulo e desenvolvimento das múltiplas linguagens e do raciocínio”, comenta.
A professora na Anhanguera enfatiza que a brincadeira é um eixo estruturante para a aprendizagem, em qualquer faixa etária, além de ampliar o universo lúdico e cultural das crianças, promove a interação.
Dicas:
– Resgatar brincadeiras antigas. Perguntar para alguém da família e depois colocar em prática;
– Construir brinquedos com os materiais que tem em casa;
– Jogo de tabuleiro, stop, jogo da velha, dominó e até construir jogo da memória com rótulos de produtos alimentícios;
– Ouvir músicas divertidas e/ou relaxantes;
– Fazer mímicas é uma diversão que atravessa gerações, a proposta é simples: a partir de uma palavra aleatória, uma pessoa deve desenhar o item em questão para que os demais jogadores tentem adivinhar o que é;
– Dramatizar contos de fadas é outro exemplo bem divertido, que amplia o vocabulário e o raciocínio logico;
– Desenhem em papel, na areia, no chão, na parede, ou seja, em qualquer lugar onde a criança possa se sentir livre para se expressar.