Páscoa Pet: chocolate para cães faz mal e pode causar intoxicação

Páscoa Pet: chocolate para cães faz mal e pode causar intoxicação

A Páscoa será oficialmente comemorada no próximo domingo (4), mas muitos até já abriram os ovos de chocolate. Para os tutores de cães e fãs do doce, fica o alerta: cães não podem nem devem comer chocolates! Isso porque neles há uma substância tóxica que pode ser extremamente prejudicial à saúde do animal.

“O cacau possui teobromina, que é tóxica para os cães, estimulando excessivamente o coração e o sistema nervoso. No organismo dos cachorros essa substância é facilmente absorvida pelo estômago e intestino, mas é eliminada de uma maneira mais lenta que em humanos. Assim, as consequências da ingestão do cacau e do chocolate nos cães demoram a desaparecer”, diz Janaína Duarte, coordenadora do curso de Medicina Veterinária da Anhanguera de São José dos Campos.

Os cães podem apresentar sintomas de intoxicação como diarreia, vômito, febre, aumento da ingestão de água e do volume de urina, além de sintomas cardíacos e respiratórios, independentemente da quantidade de chocolate ingerida. Ela diz que é muito comum cães com vômitos e intoxicação por chocolate no pós-Páscoa.

“Tutores devem manter chocolates fora do alcance dos cachorros, mesmo que eles olhem com ‘carinha’ de vontade. Vale lembrar de seguir sempre a dieta indicada pelo médico veterinário do animal. Em caso de ingestão acidental de chocolate, os tutores devem procurar um veterinário imediatamente. Apenas o profissional poderá indicar o melhor tratamento para o pet”, ressalta a veterinária.