No Dia Internacional da Mulher o Acta Laboratorio convida todas as pessoas a refletir e agir pela saúde das mulheres no tema “Mulher queremos cuidar de você”
Percorremos um longo caminho desde 1995 – e é hora de comemorar as mulheres e suas realizações. Mas também é hora de fazer um balanço de como os direitos das mulheres são cumpridos no mundo –especialmente o direito à saúde. Vinte anos depois de os países assinaram compromissos na Declaração de Pequim de 1995 e Plataforma de Ação, as mulheres ainda enfrentam muitos problemas de saúde e devemos voltar a nos comprometer a enfrentá-los.
Aqui estão dez das principais questões relacionadas com a saúde das mulheres :
Câncer, saúde reprodutiva, saúde materna, HIV, infecções sexualmente transmissíveis, violência, saúde mental, doenças não transmissíveis, adolescência e envelhecimento.
O “empoderamento das mulheres” continua a ser apenas um sonho, pouco mais de uma retórica adicionada ao discurso de um político. Muitas mulheres ainda estão perdendo a oportunidade de ter acesso à educação, de se sustentar e obter os serviços de saúde de que precisam, quando precisam deles.
E é por isso que a OMS e os seus parceiros estão desenvolvendo uma nova estratégia global para a saúde de mulheres, crianças e adolescentes, trabalhando para consagrar a saúde das mulheres de acordo com os objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Isso significa não apenas a definição de metas e indicadores, mas catalisar compromissos em termos de política, financiamento e ação, para assegurar que o futuro vai trazer saúde para todas as mulheres e meninas – quem quer que seja, onde quer que vivam.
A Live será transmitida ao vivo no Facebook do Acta Laboratório e será no dia 12 de março às 20h00. As especialistas Dra Janaina Ribeiro, Dra Giselle Maximo médicas ginecologistas e obstetras são os convidados para debater o assunto com muito conteúdo relevante.
A gestora de relacionamento do laboratório Viviane Renó fará a intermediação. Participem levando suas questões ao vivo!