No Mercado de Ações Embraer Já Decola com Possível Negociação com Lufthansa
As ações da Embraer sobem para níveis acima da média diária dos negociados na Bolsa de Valores (B3) em quase 8%, após os veículos de comunicação alemães destacarem uma fala do CEO da companhia aérea Lufthansa. Segundo a imprensa alemã, a empresa brasileira de aeronaves sediada em São José dos Campos seria a escolhida para fornecer aviões à empresa europeia. De acordo com a matéria veiculada, a empresa sinalizou que quer reformular sua frota de aviões por novos modelos, diante do impacto do coronavírus. Esse novo pedido teria como objetivo a aquisição de aeronaves de tamanhos menores com o perfil mais econômico, campo de expertise da Embraer.
A fabricante brasileira enfatizou que ainda não há qualquer compromisso firmado, mas o mercado já reagiu positivamente e iniciou compras dos papéis.
“Ainda estamos aguardando os resultados da Embraer referentes ao quarto trimestre do ano passado, já que o último registrado não foi nada animador, dado a diminuição dos números de voos e o atraso da imunização da população mundial com as vacinas. Estima-se que a Embraer tenha aumentado em até 40% a receita somente no quarto trimestre com a entrega de aeronaves, zerando assim o caixa negativo que a empresa obteve até o terceiro trimestre do ano passado, que chegava a casa dos 3 bilhões de reais”, comentou Gustavo Neves, economista e assessor de investimentos da Plátano Investimentos – XP Investimentos, com sede em São José dos Campos.
A sinalização da Lufthansa chega num bom momento, já que a Embraer estava com suas ações pressionadas desde que a Boeing cancelou o acordo que incorporaria a divisão comercial da Embraer, e ainda por conta do adiamento das compras de aeronaves que haviam sido encomendadas devido ao surto do Covid-19 em todo mundo.
Somente no mês de fevereiro, as ações da Embraer acumularam uma alta de 39%, com a expectativa de que sejam firmados outros acordos de venda de aeronaves, e também em função do desempenho significativo do setor de Defesa & Segurança, que foi responsável por suavizar o desempenho fraco do último trimestre. O setor de Defesa & Segurança foi responsável pela entrega de 21 unidades no último trimestre, aumentando em 106% a receita do segmento.
“Espera-se que com esse possível novo acordo entre Embraer e Lufthansa, juntamente com o aumento do número de viagens com a imunização dos países, a empresa joseense projete novos ares de eficiência e crescimento, movimentando toda cadeia produtiva”, comentou o economista da Plátano Investimentos.
Fonte: Plátano Investimentos: Av. Cassiano Ricardo, 319, sala 2106. Ed. Pátio das Américas. Jardim Aquarius. (12)3322-8916.