Evite a contaminação da Covid-19 por meio de comidas e embalagens

Evite a contaminação da Covid-19 por meio de comidas e embalagens

Há um ano o Brasil decretou o primeiro caso de Covid-19 no país e ainda há pessoas que não higienizam os alimentos da forma correta. Segundo pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa em Alimentos¹, 52,3% dos entrevistados higienizam frutas da maneira incorreta e 42,8% deles afirmam nem ao menos higienizar embalagens.

“As pessoas precisam entender que a higienização das embalagens e alimentos, assim como a higiene pessoal, fazem muita diferença em evitar a disseminação do vírus”, diz Karoline Honorato Brunacio, coordenadora do curso de Nutrição, da Anhanguera São José dos Campos.

Confira dicas de como reduzir os riscos de contágio e disseminação do coronavírus por meio da alimentação:

Quando e como fazer a limpeza?

A limpeza deve ser feita logo ao chegar do supermercado ou feira com a lavagem das embalagens em água corrente e sabão ou com pano umedecido em álcool 70%. “O vírus pode sobreviver por poucas horas ou vários dias, conforme a superfície, temperatura e umidade do ambiente, mas pode ser eliminado pela higienização”, explica a nutricionista.

Como higienizar os alimentos?

Para alimentos consumidos crus, como vegetais folhosos, a orientação é deixá-las de molho, por 15 minutos, em solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água), e depois lavar em água corrente. O mesmo procedimento deve ser adotado para frutas e verduras que serão consumidas. O cozimento ou fritura elimina os vírus caso estejam no produto ainda cru, esclarece a engenheira de alimentos e professora na Anhanguera SJC, Kelly Lendini Troni, doutora em engenharia química.

E na hora de servir?

É importante evitar comidas que sejam servidas em forma de petiscos, em que as mãos são levam a comida diretamente à boca, como churrasco. Deixe as comidas cobertas antes de servir. Evite aglomerações próximo à mesa. Se estiver acompanhado quando for montar o prato, esteja de máscara e com as mãos higienizadas ou com luvas descartáveis. As bancadas, pias, louças e demais utensílios devem estar sempre limpos e secos, sem resíduos de alimentos. Se estiver com sintomas de gripe, e não tiver como evitar cozinhar, use máscara e luvas para manipular os alimentos durante o preparo.

 

Referência

1. Covid-19: parte da população adota medidas de higiene inadequadas com alimentos. Centro de Pesquisa em Alimentos. Disponível em: http://forc.webhostusp.sti.usp.br/noticia.php?t=Covid-19:%20parte%20da%20popula%C3%A7%C3%A3o%20adota%20medidas%20de%20higiene%20inadequadas%20com%20alimentos&noticia=87. Acesso dia 10 de fevereiro de 2021.