Regras de ouro em cozinhas profissionais que podem ser aplicadas em casa
Entrar na cozinha e preparar uma refeição. Dá para perder a conta de quantas vezes realizamos essa ação em uma semana. Algumas pessoas com mais prática, outras com menos, o fato é que cozinhar faz parte do dia a dia. O que muita gente não sabe é que os procedimentos utilizados em cozinhas profissionais podem ser muito bem-vindos em casa, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos. Veja as dicas listadas pela Maria de Fátima Silva, da área de gastronomia do Senac São José dos Campos.
Manipulação dos alimentos
Para cada tipo de alimento existe uma técnica específica de higienização. Legumes, frutas e verduras, por exemplo, devem ser lavados sob água corrente, um a um, retirando as partes não comestíveis e qualquer sujidade visível. Aquilo que for ser consumido cru tem de ser desinfetado em uma solução de hipoclorito de sódio por 15 a 30 minutos. O hipoclorito de sódio pode ter concentração de 1% a 2,5% e as instruções do rótulo devem ser seguidas rigorosamente. Os alimentos enlatados precisam ter a data de validade verificada, e a lata lavada sob água corrente, usando esponja e detergente neutro, antes de ser aberta.
Limpeza dos utensílios
Itens em madeira são porosos e podem concentrar bactérias, por isso devem ser evitados. O vidro também oferece riscos, podendo quebrar e contaminar os alimentos com os fragmentos. Dessa forma, são indicados utensílios de material liso, resistente e não poroso, como alumínio, inox, plástico e polipropileno. A limpeza dos utensílios depende do material do qual eles são feitos. Mas de maneira geral, podem ser lavados em água corrente e ser desinfetados usando o calor, como numa lava louças, usando álcool 70% ou hipoclorito de sódio.
Desinfecção do ambiente
A limpeza do ambiente de preparo dos alimentos é muito importante e deve ser feita diariamente e sempre que necessário. Em uma cozinha profissional, não é permitido varrer o piso a seco, sendo indicado juntar e recolher as sujidades visíveis, e depois lavá-lo com água e detergente neutro. O excesso de água deve ser retirado com rodo e a secagem ocorrer naturalmente. As lixeiras precisam ter tampa e a abertura acionada por pedal. Os resíduos recicláveis devem ser separados dos orgânicos e retirados da cozinha sempre que necessário. Para a higiene da cozinha, são necessários EPIs (equipamentos de proteção individual), como botas, luvas e óculos (conforme produtos de higiene utilizados).
Formação na área
Para os interessados em conhecer mais sobre a área de gastronomia e os protocolos utilizados em cozinhas profissionais, o Senac São José dos Campos está com inscrições abertas para o curso de curta duração Higiene na Manipulação de Alimentos. Com duração de 20 horas, a capacitação ensina ao aluno técnicas de higiene pessoal e de equipamentos, critérios de segurança no preparo de alimentos e no controle de pragas.
Para mais informações ou inscrição, acesse o Portal Senac: www.sp.senac.br/sjcampos.
Serviço:
Higiene na Manipulação de Alimentos
Data: 1º a 10 de fevereiro de 2021
Horário: às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 12 horas
Senac São José dos Campos
Endereço: Rua Saigiro Nakamura, 400 – Vila Industrial – São José dos Campos/SP
Informações: www.sp.senac.br/sjcampos
Facebook: www.facebook.com/senacsjcampos
Instagram: www.instagram.com/senac.sjcampos/