Alimentação prática e saudável em casa

Durante uma pandemia, os cuidados com a alimentação precisam ser redobrados, já que uma dieta saudável é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico e prevenção de doenças.

“Esses cuidados passam pela aquisição, armazenamento e forma de preparo dos alimentos. A qualidade nutricional é de extrema importância, pois proporciona ao corpo elementos essenciais para a manutenção da imunidade e promoção da saúde. Já a forma de preparo e o armazenamento correto evitam doenças, portanto, higienizar as mãos, os alimentos, os locais onde ficarão guardados e cuidar para que estejam em temperatura adequada são fatores que contribuem para uma alimentação saudável”, afirma a docente do Senac Taubaté Enisângela de Jesus Alves Silva, nutricionista especializada em segurança nutricional e qualidade de alimentos.

Enisângela compartilha algumas dicas práticas e relevantes para auxiliar nesses cuidados com a alimentação em casa:

Compra e armazenamento

Procure por alimentos da época, pois são mais ricos em nutrientes;
Compre em pequenas quantidades. Isso ajuda no processo de utilização e conservação, otimizando o planejamento de consumo semanal;
Alimentos que necessitem de refrigeração devem permanecer por curtos períodos em temperatura ambiente;
Fique atento às datas de validade dos alimentos estocados e agrupe-os por tipo, com espaço entre uma embalagem e outra para que ocorra a ventilação. Não os encostem na parede ou no chão.
O que consumir e o que evitar

De acordo com a docente, os lanches intermediários são excelentes oportunidades para o consumo de frutas in natura com iogurte e mix de sementes, como chia, linhaça e semente de abóbora, por exemplo. “Outras opções saudáveis são os sucos vivos, que envolvem frutas e vegetais, e as panquecas à base de banana ou batata doce que são ótimas aliadas, pois agregam energia ao dia a dia”, ressalta.

Já os alimentos ultraprocessados e processados são considerados os vilões da alimentação saudável, principalmente neste período de pandemia. “Esses alimentos possuem grande valor calórico e baixo valor nutricional. Entre eles, podemos destacar os salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, fast foods, temperos e sucos industrializados, entre outros”, finaliza a nutricionista.

 

Senac Taubaté

Endereço: Rua Nelson Freire Campello, 202 – Jardim Eulália – Taubaté/SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/taubate