APEAR – Associação une o Vale Histórico e as Serras da Bocaina e da Mantiqueira em um grande projeto de desenvolvimento, com foco no turismo e na valorização de duas raízes
Nesta terça-feira (10), a Arcco (Associação Roteiros Caminhos da Corte), que reúne hotéis, pousadas, restaurantes, agências e produtores da região do Vale do Paraíba, mais especificamente do Vale Histórico, anunciou mudança de nome, identidade visual e serviços. Agora, a organização passa a chamar Apear – palavra que está diretamente ligada à cultura dos tropeiros que tanto mudaram a região e significa descer de montaria ou veículo; desmontar-se; hospedar-se ao chegar de viagem e tem relação com hospitalidade.
A região do Vale Histórico, entre as Serras da Bocaina e da Mantiqueira, fica no Vale do Paraíba Paulista. Surgiu ao longo do Caminho Novo da Piedade e teve seu apogeu no século. XIX, quando as fazendas de café se multiplicaram e a região chegou a ser a mais rica do Brasil. Com o fim da escravidão, o esgotamento do solo, entre outros fatores, vieram a decadência e o êxodo. Sobre esse processo, Monteiro Lobato, já no início do Sec. XX , depois de viver na região, escreveu o livro “Cidades Mortas”. Durante um século a região carregou esse estigma e agora vive um novo momento, exatamente explorando a tradições, o patrimônio arquitetônico, o clima tranquilo e a rica natureza. Tudo isso a partir de 2019 ainda premiado como Patrimônio Mundial da Unesco.
A mudança de nome, de identidade visual e de presença nos ambientes digitais foi pensada pelo estúdio criativo Arado em parceria com o estúdio Daó a partir do desafio de criar um novo posicionamento que refletisse a essência da associação, que tem compromisso com o desenvolvimento da região e dos indivíduos que nela habitam por meio do turismo sustentável.
A transformação da associação passou também por uma consultoria com o Sebrae, que colaborou com o desenvolvimento de um planejamento estratégico para esse novo momento, além de ter oferecido treinamentos para capacitação dos stakeholders envolvidos nessa fase.
O objetivo é atrair turistas por meio do fortalecimento dos negócios associados. Todos esforços serão direcionados para que esses tenham qualidade e eficiência na prestação de serviços e, com essas iniciativas, promovam o turismo sustentável na região, resgatando suas tradições, festas populares, valorizando as manifestações culturais e as construções históricas, a vegetação nativa e tudo aquilo que torna o Vale Histórico um local único.
A Apear já inicia oferecendo capacitação com valor subsidiado para seus associados, além de uma rede de negócios para compra e venda de produtos e serviços. Em um futuro próximo, será disponibilizada a eles consultoria para planejamento de negócios, marketing e financeiro, além de serviços para melhoria nas estratégias da presença digital do grupo. Também serão realizadas press trips e road shows com imprensa e agências para divulgar a região e os associados.
A expectativa é que o turismo seja percebido como uma indústria relevante e agente de transformações, capaz de gerar emprego e renda sem comprometer a identidade local.
A nova identidade visual, os serviços e a rede de associados já estão disponíveis no novo site da organização: http://www.apear.com.br/