Férias é tempo de desconectar, alertam especialistas

Enfim, chegou o período de férias: a criançada com tempo livre de sobra.
E agora? Para orientar os pais, a Clínica Impulso Fisioterapia, em São José dos Campos, ressalta que “férias é tempo de desconectar”.

Com mais tempo ócio, segundo a fisioterapeuta Vivian Veneziani, sócia da clínica, crianças e adolescentes passam muito tempo em frente a celulares e computadores. “Isso pode ser prejudicial à saúde, causando problemas de visão, depressão e até mesmo o surgimento da Síndrome do Text Neck”, ressalta.

A Síndrome do Text Neck (ou pescoço de texto), acrescenta ela, acontece quando se mantém a postura inclinada durante muito tempo. O resultado são dores na região cervical ou parte superior dos ombros – como cabeça, pescoço, ombros e braços.

Por isso, de acordo com Vivian, é fundamental impor limites ao uso dos aparelhos eletrônicos. “O ideal é incentivar a prática de atividades durante as férias, como andar de bicicleta, jogar bola, pular amarelinha, brincar no parquinho, ou seja, mexer o corpo”, afirma.

Mesmo dentro de casa, ressalta a fisioterapeuta, é importante buscar
atividades: “seja brincando de massinha ou fazendo um bolo”.

Um dos erros mais comuns, diz ela, é deixar as crianças saírem totalmente de uma rotina saudável. “Elas acabam dormindo tarde, acordando tarde e comendo errado, ou seja, uma combinação prejudicial à saúde”, enfatiza.

Vivian lembra que o brincar é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança. “Deixe seu filho brincar, fazer bagunça!”, finaliza.