Em encontro de lideranças do turismo promovido pelo SJK Convention & Visitor Bureau ficou acertada discussão para a modificação da Lei de Feiras e Eventos
O Convention & Visitors Bureau de São José dos Campos reuniu lideranças de turismo regionais em encontro realizado no último dia 18 de novembro, na sede do CIESP da cidade para ouvir o presidente da Confederação Brasil Bureau, Márcio Santiago.
Fotógrafo: Fernando Weikamp
Santiago apresentou alguns números mundiais e nacionais que reforçam que o turismo é o caminho para desenvolver a economia e gerar empregos. No mundo, o turismo movimenta 4 trilhões de dólares e emprega 255 milhões de pessoas e que a cada cinco empregos oferecidos, um está ligado ao turismo. Os dados nacionais também são promissores. Hoje 8,1% do PIB vem do turismo, são gerados 2,9 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados e 12% dos empregos formais vem da atividade do turismo.
São José dos Campos está no caminho da valorização e incentivo ao turismo, a diretora de turismo municipal, Aline Arantes e o secretário de desenvolvimento econômico e inovação, Alberto Marques disseram que os números da cidade também são positivos que já realizaram 146 cursos de qualificação e que geraram 4 mil vagas de empregos, sendo que um quarto destas vagas foram voltadas para o turismo. A empregabilidade foi para o setor da gastronomia, orientador de visitas, entre outros.
Para movimentar ainda mais o turismo regional, a presidente do Convention & Visitors Bureau de São José dos Campos, Luciana Sanefuji em parceria com a prefeitura vem divulgado o destino da cidade em feiras especializadas em turismo e também, realizando receptivo em grandes eventos na cidade. Para Márcio Santiago a ação conjunta entre o setor privado e o público é uma união importante de forças.
“O caminho é este, a ação conjunta só vem agregar o desenvolvimento do turismo. O setor público tem que gerar infraestrutura para o setor privado, com o empresariado tenha meios de desenvolver eventos, festivais, congressos para fazer movimentar a roda da economia com o turismo, com a atração de investimentos e de turistas”, disse Márcio Santiago.
Um exemplo da parceria público/privado disto na prática, é o Natal Iluminado, que a cada ano, atrai turistas da região para São José dos Campos, chegando a receber mais de um milhão de visitantes
No encontro foi reforçada a ideia do incentivo a macrorregião turística, para isso marcaram presença também a diretora de turismo de Jacareí, Daniela Cambuzano que vem realizando eventos de entretenimento e gastronomia para alavancar o turismo e de Edvaldo Rodrigues, gestor do Turismo da Fé que desenvolve um trabalho na região de Aparecida.
O vice-presidente do SJK Convention & Visitors Bureau e do Sinhores, Ricardo Sampaio aproveitou a presença das lideranças para solicitar novamente para a diretora de turismo e para o secretário de desenvolvimento econômico de São José dos Campos para concentrarem as forças para a desburocratização e modificação da Lei de Feiras e Eventos (Lei 273/2003). Segundo Sampaio, a modificação da lei irá trazer mais empresários e investidores para a realização de eventos na cidade. A discussão deverá acontecer até o final deste mês, segundo a diretora de turismo, Aline Arantes.