Estudantes e moradores dos bairros Jardim Limoeiro e Pôr do Sol participam de Gincana da Sustentabilidade em São José dos Campos

Os impactos ambientais e a ameaça aos recursos naturais, cada vez mais presentes no dia a dia da sociedade, têm despertado uma preocupação crescente com a sustentabilidade e temas relacionados ao meio ambiente.

Em tempos em que o assunto se tornou uma questão prioritária e fundamental, a Bayer de São José dos Campos realiza a Gincana da Sustentabilidade que, de forma lúdica e educativa, estimula a consciência ambiental de alunos do 6º ao 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Maria Ofélia Veneziani Pedrosa, por meio de desafios lançados periodicamente. Entre eles, a arrecadação de lacres de alumínio, produção de vídeo sobre o tema “Atitudes Sustentáveis no Dia a Dia”, ensaio fotográfico do “antes e depois” em áreas transformadas ecologicamente pelos alunos, apresentação, em cartazes, de dois ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), entre outras práticas.

A Gincana da Sustentabilidade teve início no mês de junho e todo o planejamento e gestão das atividades foi realizado pelo grupo de voluntários da Bayer. Mais de 400 alunos, incluindo algumas turmas dos anos iniciais, estão participando do evento, cujo encerramento acontecerá no dia 19/10, a partir das 9 horas, na EMEF Maria Ofélia Veneziani Pedrosa. Ao longo desse dia, serão realizadas diversas atividades para a definição dos ganhadores, entre elas, um “Passa ou Repassa” sobre sustentabilidade, apresentação de paródias, grito de guerra das equipes, pesagem dos lacres arrecadados, exposição dos trabalhos concebidos durante o período da gincana e, às 12 horas, o anúncio da turma vencedora, que será premiada com uma sessão de cinema.

Todos os lacres arrecadados serão destinados ao Projeto Lacre Legal, que realiza a aquisição e doação de cadeiras de rodas. Para a compra de uma cadeira, são necessárias 140 garrafas pets cheias de lacres.

“A ideia da realização da gincana surgiu durante as reuniões do Conselho Comunitário Consultivo, que reúne mensalmente instituições e representantes das comunidades locais – Jardim Limoeiro, Jardim Pôr do Sol e Mirante do Limoeiro – na Bayer. O Conselho discute e trabalha assuntos de interesse comum, relacionados à saúde, segurança e meio ambiente. Neste ano, o tema direcionado para o plano de trabalho dos CCC’s de todo Brasil é a gestão de resíduos. Pensando nisso, idealizamos essa atividade com a comunidade escolar, abrangendo a temática sustentabilidade”, afirma Lílian Nogueira, Coordenadora de Comunicação e Relacionamento de Sustentabilidade da Bayer.